Umuarama

Escola de equitação de Umuarama abre o guarda-roupa para aquecer seus cavalos

Enquanto o inverno de 2025 bate recordes de baixa temperatura no Paraná, uma cena incomum chama a atenção na Avenida Portugal, em Umuarama: dezenas de cavalos trajando mantas térmicas coloridas, como verdadeiros agasalhos equestres. A iniciativa partiu da Escola de Equitação e Três Tambores Reguiga, que adaptou a rotina de seus 45 animais para enfrentar o frio intenso.

Cuidado com a pelagem

A escola, que atende 85 alunos, incluindo crianças a partir de 5 anos e estudantes de cidades vizinhas como Campo Mourão, adotou as mantas seguindo recomendações veterinárias. “O uso das capas evita o engrossamento da pelagem natural dos cavalos, o que facilita o manejo e melhora a experiência para quem está montando. Além disso, mesmo sendo resistentes, os animais também sentem frio”, explicou Guilherme Martins Custódio, responsável pela escola.

Cuidados especiais

Os cobertores são adaptados individualmente para cada cavalo, considerando porte e necessidades específicas. A medida, comum em centros de treinamento de alto rendimento, foi recebida com curiosidade pela população local. No início alguns achavam exagero, mas logo entenderam que cavalos também sentem frio.

Rotina mantida

Apesar das baixas temperaturas, as atividades na escola seguem normalmente de segunda a sexta-feira. Os cavalos da raça Quarto de Milha e mestiços usam as mantas tanto durante o dia quanto à noite, quando as temperaturas caem ainda mais.

Imagens Danilo Martins/OBemdito

Rudson de Souza

Recent Posts

Professor de Santa Eliza é classificado no Agrinho 2026 com projeto sobre abelhas

O professor Felipe Henrique Pizzi, da rede municipal de ensino, está entre os classificados na…

11 minutos ago

Expresso Nossa Senhora de Fátima suspende linhas no feriado de 7 de setembro

A Expresso Nossa Senhora de Fátima informou que não haverá operação das linhas de transporte…

30 minutos ago

Açougueiro morto após ser atropelado em calçada é identificado

O açougueiro Márcio Batista, de 50 anos, morreu após ser atropelado na manhã desta terça-feira…

57 minutos ago

Formatura do Proerd reúne 877 estudantes do 5º ano da rede municipal

O Centro Cultural Vera Schubert recebeu, na última semana, a formatura de 877 estudantes do…

1 hora ago

Pix ganha novo prazo de 80 dias para contestar devolução em caso de golpe

Mudança protege quem recebeu pagamento legítimo, mas teve o dinheiro retirado posteriormente após uma contestação…

2 horas ago

Motociclista atropelado em Maringá não resiste e família autoriza doação de órgãos

Rodolfo Rodrigo Notario, 38, morreu na madrugada desta terça-feira (1º), na Santa Casa de Maringá.…

2 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais