Cotidiano

PF cumpre mandados contra tráfico e lavagem de dinheiro em Douradina, Icaraíma e Xambrê

A Polícia Federal deflagrou nesta quarta-feira (30) a Operação Pythia, com foco em desarticular uma organização criminosa envolvida no tráfico de drogas e na lavagem de dinheiro. A ação mobiliza agentes em dez cidades, com destaque para Douradina, Icaraíma e Xambrê, no noroeste do Paraná.

Esses municípios, próximos à fronteira com o Paraguai, foram alvos prioritários por abrigarem núcleos logísticos do grupo investigado. A quadrilha atuava como fornecedora de drogas e armas de uso restrito para facções em grandes centros urbanos, especialmente São Paulo e Minas Gerais.

As investigações duraram cerca de um ano. Durante esse período, a PF apreendeu aproximadamente seis toneladas de entorpecentes, entre cocaína e maconha, além de fuzis calibre 5.56, pistolas e revólveres. Parte do arsenal seria distribuída a facções criminosas no Sudeste.

Leia também: Umuarama registra 7°C nesta quarta enquanto Paraná enfrenta temperaturas negativas

A organização também utilizava empresas de fachada e negócios imobiliários para lavar o dinheiro obtido com o tráfico. O esquema financeiro tinha ramificações nos dois estados.

Ao todo, foram expedidos 14 mandados de prisão e 21 de busca e apreensão, autorizados pela Justiça Estadual de Cascavel (PR). As ordens judiciais foram cumpridas nas cidades de Douradina, Icaraíma, Santa Helena, Xambrê, Cascavel, Foz do Iguaçu, Campinas, São Paulo, Taíuva e Matão.

O nome da operação remete à Pítia, sacerdotisa do oráculo de Delfos, consultada por líderes da Grécia Antiga em decisões estratégicas. A PF afirma que o nome simboliza o uso da inteligência policial para antecipar e combater ações do crime organizado. As investigações continuam. Novas prisões e medidas judiciais não estão descartadas.

(OBendito com informações Catve)

Rodrigo Mello

Formado em Jornalismo pelo Centro Universitário de Pato Branco (Unidep), tem especialização em Docência e Gestão do Ensino Superior pela Universidade Paranaense (Unipar). Com 23 anos de experiência, trabalhou em portais de notícia, assessoria de imprensa, TV e rádio. Foi assessor parlamentar na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) e secretário municipal de Comunicação entre os anos de 2010 e 2013. Atualmente, é jornalista no portal OBemdito, onde escreve sobre política, educação, saúde, cidadania e segurança pública.

Recent Posts

BPFron apreende 3,5 toneladas de maconha e recupera caminhonete furtada em Umuarama

Ação integrada apreende droga, cigarros e recupera veículo carregado em Mundo Novo (MS)

22 minutos ago

Concessionária Uvel promove liquidação histórica com Operação Limpa Pátio

Campanha oferece descontos inéditos, bônus na troca e condições de fábrica

53 minutos ago

Quatro homens morrem em confronto com a Rone no Paraná

Suspeitos reagiram à abordagem policial em Piraquara; grupo era investigado por furto a imóvel de…

1 hora ago

Colisão traseira derruba motociclista na PR-482 durante lentidão no trânsito

Colisão traseira ocorreu na manhã desta quinta (4), entre Maria Helena e Umuarama

1 hora ago

Estudante de Umuarama conquista 3º lugar nacional na Maratona Tech

Amanda Nagera, aluna da Escola Durval Seifert, se destaca em competição nacional de tecnologia

2 horas ago

Prefeitura de Umuarama presta homenagem ao menino Levi, morto após atropelamento

Administração municipal divulgou nota de pesar que expressa solidariedade à família

2 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais