Paraná

Copel reforça fornecimento de energia em Alto Piquiri com rede expressa e subestação moderna

A Copel está investindo R$ 13 milhões no reforço do fornecimento de energia elétrica em Alto Piquiri. As obras são de expansão da rede e modernização da subestação. Entre as intervenções em andamento pela companhia está uma nova rede expressa. Esta irá beneficiar diretamente 10.759 unidades consumidoras do município.

A rede expressa trifásica, já finalizada, entra em funcionamento em meados de agosto. Ela interligará as subestações de Assis Chateaubriand, Brasilândia do Sul e Alto Piquiri, esta última em fase final de ampliação da rede de energia.

O gerente de construção e manutenção de redes para região de Umuarama e Campo Mourão, Weiler Muller Joslin, falou sobre as obras. “É uma rede dedicada que parte da subestação de Assis Chateaubriand segue à nova subestação de Brasilândia do Sul e chega até Alto Piquiri. É uma ligação direta de uma nova linha trifásica, pela margem da estrada, com cabos protegidos e mais resistentes a desligamentos por ações externas”, informa Joslin.

Leia também: Copel investe em 7 novas subestações e 107 municípios ligados à rede trifásica na região.

De acordo com o supervisor de Construção da Copel para a região de Umuarama, Jefferson de Azevedo, o objetivo é melhorar o fornecimento de energia. Azevedo explica que a rede expressa de Alto Piquiri tem capacidade para integrar cargas das subestações de Brasilândia, Alto Piquiri e Perobal. Dessa forma, ampliará substancialmente a estabilidade e a qualidade do sistema elétrico local.

Subestação de energia elétrica modernizada

A Copel também está modernizando a subestação de Alto Piquiri, com a implantação de sistemas automáticos de reversão ligados à rede de energia elétrica inteligente. Na subestação, os investimentos somam R$ 1,6 milhão, em obras e equipamentos.

“A subestação de Alto Piquiri está sendo modernizada e adequada à rede elétrica automatizada. Novos equipamentos vão garantir a eficiência no fornecimento de energia e religamentos mais rápidos com os religadores automáticos. Sem a necessidade do deslocamento de equipes”, explica o gerente da Divisão de Manutenção de Subestações e Linhas de Alta Tensão da Copel para a região Noroeste, Rangel Renato dos Santos.

Outras intervenções

Outras intervenções de reforço de energia para a região já implantadas e programadas pela Copel são a implantação de fonte de alimentação alternativa em Paulistânia. A rede foi energizada recentemente, atendendo a uma antiga demanda da comunidade local. Além disso, a companhia está reforçando as ações de inspeção e manutenção programada, com atenção especial ao município de Alto Piquiri.

“O desenvolvimento dos municípios da região é crescente e a Copel tem investido para garantir o atendimento às novas demandas de Alto Piquiri. O compromisso da companhia é atender aos consumidores com energia estável e de qualidade”, reforça André Antonio Locatelli. Ele é o gerente da Base de Serviços Comerciais da Copel em Altônia, que cobre a região de Alto Piquiri. Confira o áudio de Locatelli abaixo:

(Com informações da assessoria da Copel)

Jaqueline Mocellin

Recent Posts

As dramáticas viagens de ‘jardineira’ de antigamente davam medo!

Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...

10 horas ago

Mãe convive apenas sete dias com a filha recém-nascida e morre de câncer

Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…

11 horas ago

Umuaramense revela santuário subaquático com peixes gigantes no Rio Paraná; vídeo

Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…

12 horas ago

Simepar prevê tempestades em Umuarama ainda neste domingo; confira previsão

Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…

13 horas ago

Dor e comoção marcam a morte de jovem atropelado em Umuarama

A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…

15 horas ago

Aos 84 anos, fã passa 15 horas em pé para ver Eduardo Costa no Verão Maior; vídeo dançante

O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…

16 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais