Frente fria chega ao Paraná na quarta (16) e derruba temperaturas em todas as regiões; na sexta (18), frio intenso predomina no amanhecer (Foto Danilo Martins/OBemdito)
Após mais de uma semana sob a influência de um sistema de tempo estável, o Paraná se prepara para uma virada no clima a partir desta quarta-feira (16), com a chegada de uma frente fria que trará chuvas isoladas e uma queda brusca nas temperaturas, segundo o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar).
O meteorologista Paulo Barbieri explica que o sistema frontal começa a atuar no final da tarde de quarta, avançando pelo Sul do país. A mudança será mais perceptível nas regiões Oeste, Sudoeste e Centro-Sul, onde as primeiras pancadas de chuva devem ocorrer ainda na noite de quarta. Já na quinta-feira (17), a instabilidade se estende a outras áreas do estado.
Com o deslocamento da frente fria, uma massa de ar polar tomará conta do Paraná, provocando queda acentuada nas temperaturas em todas as regiões. “A diferença será sentida de um dia para o outro”, destaca Barbieri. Em Umuarama, por exemplo, a máxima de 28°C na quarta cairá para 18°C na quinta, com mínima de apenas 6°C.
Na sexta-feira (18), o frio se intensifica, principalmente no amanhecer. Palmas, na região Sul, terá mínima de 1°C, e Guarapuava pode registrar 2°C, marcando o ponto mais gelado do episódio. Apesar do frio pela manhã, o sol deve predominar ao longo do dia, com temperaturas mais agradáveis à tarde nas regiões Oeste, Norte e Noroeste, chegando aos 20°C.
Já as regiões Centro-Sul, Campos Gerais e Leste devem permanecer sob o impacto do ar frio por mais tempo, com máximas entre 14°C e 15°C.
O Simepar, que opera com uma rede de 120 estações meteorológicas e três radares, fornece dados detalhados para os 399 municípios paranaenses em seu site. As previsões são atualizadas duas vezes ao dia e incluem informações como chuva por hora, umidade relativa do ar, temperatura e vento.
As autoridades recomendam atenção redobrada nas estradas devido à possibilidade de neblina e pistas molhadas, principalmente durante as madrugadas nas regiões Sul e Centro-Sul.
OBemdito com informações da AEN
Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...
Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…
Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…
Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…
A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…
O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…
Este site utiliza cookies
Saiba mais