Foto: Assessoria PMU
A Administração de Cemitérios e Serviços Funerários de Umuarama (Acesf) está convocando os concessionários de túmulos para recadastramento. Apenas quem possui concessões firmadas até o ano de 2019 deve fazer o procedimento, que é obrigatório.
A medida tem como objetivo atualizar as informações cadastrais e identificar casos de abandono ou de documentação irregular. A atualização é fundamental diante da crescente falta de espaço nos cemitérios municipais.
O diretor-presidente da Acesf, Benedito Moreno dos Santos, explica que muitos túmulos apresentam sinais claros de abandono e, nesses casos, a legislação permite que o município retome a posse para oferecer novas concessões à população. “É um processo necessário para otimizar o uso dos espaços e garantir o direito de sepultamento às famílias que necessitam”, destacou.
O agendamento para o recadastramento deve ser feito diretamente pelo titular da concessão ou por herdeiros reconhecidos, mediante contato pelo telefone (44) 3622-5878. O atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. No ato do atendimento, é indispensável apresentar os documentos pessoais e o título de posse original do túmulo.
Leia também: Cemitério de Umuarama tem área de ampliação que já está ligada por via pavimentada.
A Acesf alerta que túmulos identificados como abandonados ou com pendências documentais podem ter a concessão cancelada. “Caso não haja manifestação dos responsáveis, o processo segue para reversão do espaço, que inclui a exumação dos restos mortais e posterior disponibilização do local para novos sepultamentos”, informou o diretor-presidente.
Segundo Benedito Moreno, o recadastramento busca evitar transtornos às famílias e garantir que a destinação dos espaços nos cemitérios municipais seja feita de forma regular, respeitando a legislação vigente e a dignidade dos sepultados.
(Informações: Assessoria PMU)
Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...
Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…
Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…
Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…
A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…
O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…
Este site utiliza cookies
Saiba mais