Umuarama

Alerta amarelo do Inmet indica baixa umidade relativa do ar na região de Umuarama

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou um alerta amarelo indicando a possibilidade de umidade relativa do ar baixa em Umuarama. O alerta entrou em vigência às 10h29 e segue ativo até às 22h desta segunda-feira (14).

Neste período, o percentual de umidade relativa do ar pode ficar entre 20% e 30%. De acordo com o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), por volta das 13h30 o índice era de 50%. A baixa umidade relativa do ar pode contribuir para ocorrências de incêndios florestais ou ocasionar complicações para a saúde.

Conforme o Inmet, em casos de baixa umidade relativa do ar, as instruções para a população são:

– Beba bastante líquido.

– Evite desgaste físico nas horas mais secas.

– Evite exposição ao sol nas horas mais quentes do dia.

Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a umidade ideal para o corpo humano varia entre 40% e 70%. Em caso de emergência, a Defesa Civil pode ser acionada pelo telefone 199, ou o Corpo de Bombeiros, pelo número 193.

Além de Umuarama e municípios próximos, o aviso amarelo do Inmet abrange partes do Paraná e área de outros estados. São eles: Tocantins, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Mato Grosso do Sul, Rondônia, Goiás, Piauí, Bahia, São Paulo e Minas Gerais. Os últimos dias foram de baixa umidade relativa do ar, inclusive com o Inmet divulgando outros alertas.

Imagem: Inmet

Previsão do tempo

O Simepar prevê que a temperatura irá variar entre 16ºC e 27ºC em Umuarama, com céu claro e ensolarado. Às 13h30 o termômetro do Simepar indicava 26,4ºC na Capital da Amizade, com sensação térmica de 27ºC.

De modo geral, o Paraná tem presença de sol nesta segunda-feira. Algumas regiões do estado tiveram temperaturas mais amenas de manhã, mas a tarde fica mais quente, principalmente no Noroeste.

Conforme o instituto de meteorologia, na terça (15) o sol volta a predominar em grande parte do Paraná, especialmente no período da tarde. No amanhecer, as regiões do sul e parte do leste do estado registram temperaturas mais baixas, com frio em alguns municípios e valores abaixo dos 10°C.

Além disso, a previsão para Umuarama é a mesma de segunda-feira: céu claro com sol e temperatura entre 16ºC e 27ºC. A umidade relativa do ar permanecerá baixa.

Jaqueline Mocellin

Recent Posts

Ginástica Rítmica da Unipar faz apresentação gratuita de espetáculo no dia 13

Evento gratuito marca o encerramento das atividades de 2025 e reúne cerca de 105 crianças…

7 horas ago

Solenidade oficializa Dom Frei Pedro Cesário Palma como bispo diocesano de Jardim

O religioso, que atuava em Umuarama, assumiu oficialmente a missão de bispo diocesano

7 horas ago

Apesar de apelo nacional, paralisação de caminhoneiros em Umuarama é incerta

Chamado impulsionado por vídeos divide a categoria, que teme uso político do movimento

7 horas ago

Programação de Natal movimenta Cruzeiro do Oeste com espetáculos e passeio do Papai Noel

Cidade recebe atrações culturais, espetáculo teatral e passeio do Bom Velhinho pelo comércio

8 horas ago

Ação entrega óculos gratuitamente para alunos da rede municipal de Umuarama

O projeto atendeu mais de 6.500 alunos e garantiu a entrega dos óculos para os…

8 horas ago

Medo de ataque escolar leva mãe a entregar armas em igreja no Paraná

PM apreendeu facas, machadinha, socos-ingleses e máscaras após denúncia

8 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais