Foto: Assessoria PMU
A rede municipal de ensino de Umuarama conquistou um importante avanço na qualidade da aprendizagem, conforme apontam os resultados da Prova Paraná. Entre a 1ª edição de 2024 e a 1ª edição de 2025, o município registrou um crescimento de 14,84% na taxa de acertos dos estudantes. Dessa forma, o índice saltou de 58,56% para 73,40%.
De acordo com Prefeitura, o resultado evidencia a eficácia das ações pedagógicas adotadas pela Secretaria Municipal de Educação, com foco na melhoria contínua do ensino. A Prova Paraná é uma avaliação diagnóstica para a verificação das habilidades consolidadas no processo de ensino e aprendizagem. A Secretaria Estadual de Educação destaca especialmente os componentes curriculares de Língua Portuguesa e Matemática.
Em Umuarama, os alunos do 5º ano do ensino fundamental participam da avaliação. A prova funciona como uma ferramenta estratégica para nortear as práticas pedagógicas que a Educação adota nas escolas.
Os resultados têm impacto direto no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). O Ideb é um dos principais indicadores de qualidade da educação pública brasileira. Calculado a cada dois anos, o índice leva em consideração a taxa de aprovação dos alunos e o desempenho em avaliações padronizadas. Ele funciona como um termômetro do ensino nas redes escolares.
A análise dos dados da Prova Paraná permite identificar os pontos fortes e as fragilidades no aprendizado, favorecendo a elaboração de ações direcionadas e mais eficazes, avalia a secretária municipal de Educação, Letícia Labiak. Para ela, os números alcançados refletem um avanço significativo para a educação em Umuarama.
“Esse resultado é fruto de um trabalho planejado e comprometido, alinhado ao Plano de Governo da atual gestão, que prioriza a valorização da educação como base para o desenvolvimento humano e social. Continuaremos investindo na formação dos professores, no acompanhamento pedagógico e em políticas públicas que garantam uma aprendizagem de qualidade para todas as crianças”, destacou a secretária.
O prefeito Fernando Scanavaca parabenizou os professores e a equipe da Secretaria de Educação e disse que, com esse desempenho, “Umuarama consolida seu compromisso com a melhoria dos indicadores educacionais”, reafirmando a importância da Prova Paraná como ferramenta de gestão, planejamento e tomada de decisão no âmbito educacional.
(Informações: Assessoria PMU)
Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...
Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…
Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…
Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…
A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…
O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…
Este site utiliza cookies
Saiba mais