Foto: José Fernando Ogura/AEN
A noite desta quinta-feira (10) terá um fenômeno especial relacionado com a lua cheia, chamado de “Lua do Veado”. A previsão do Simepar é de que a região de Umuarama tenha boa visibilidade, assim como o restante do Noroeste. Moradores das regiões Norte e Oeste do Paraná também serão privilegiados, pois nessas localidades o céu deve ficar predominantemente limpo, sem cobertura de nuvens.
Quem olhou para o céu no anoitecer dos últimos dias percebeu a presença de uma lua cheia, grande e bonita, em destaque. Nesta quinta ela terá o pico de luminosidade.
O professor Amauri José da Luz Pereira, coordenador do Observatório Astronômico e Planetário do Colégio Estadual do Paraná, falou sobre a origem do nome “Lua do Veado”. Ele explica que a lua de julho recebeu este nome de indígenas norte-americanos por ser na época do ano em que ocorre o nascimento dos chifres do veado.
“Podemos até chamar de Super Lua do Veado, porque vai coincidir com uma aproximação maior da Super Lua. Ela estará com praticamente 98% da parte que é voltada para a Terra, iluminada”, afirma Pereira.
Para observar a Lua, o céu precisa estar limpo. No Noroeste, Oeste e Norte do Paraná a condição é exatamente esta: sem cobertura de nuvens. O professor recomenda que, para observar a Lua adequadamente, a pessoa busque algum lugar longe de poluição luminosa.
“Se possível, um local bem alto, livre e isento de obstruções. E tão longe quanto possível da luminosidade da cidade. Às vezes até de uma sacada de um prédio alto, que não tenha obstruções”, recomenda Pereira.
De acordo com o professor, o nascimento da Lua leste às 17h50 desta quinta-feira será muito bonito de observar, com diferenças na coloração. “Normalmente no nascer ou no pôr da Lua ela tem coloração tendendo para o vermelho, porque as colorações azuis e verdes normalmente são filtradas pela camada mais densa da atmosfera pela qual tem que passar a luz do sol refletida pela Lua, e que vem até nossos olhos”, detalha.
(Informações: AEN)
Neste ano, sete drones de pulverização foram adquiridos pela Seed-PR, com investimento superior a R$…
A oficial de 27 anos inicia nova fase da carreira em Iporã e amplia a…
O dado, compilado pelo Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes), consta na Síntese…
Vítima procurou a Polícia Militar após perceber furto em obra no Jardim Bela Vista
Letícia Ferreira da Silva assume vaga pelo quinto constitucional da OAB-PR em cerimônia transmitida pelo…
Polícia Militar recolhe cartucho calibre .38 encontrado por morador na tarde de quarta-feira (3)
Este site utiliza cookies
Saiba mais