Foto: Lucas Fermin/SEED-PR
A Secretaria da Educação do Paraná (Seed-PR) divulgou nesta quarta-feira (2) o nome dos primeiros 589 alunos classificados no programa Ganhando o Mundo 2026. A convocação contempla o primeiro colocado de cada município paranaense e 200 estudantes beneficiários do Bolsa Família. Ao todo, cerca de 7 mil alunos estão participando do processo seletivo.
Segundo o edital nº 61/2025, os convocados devem comparecer à escola onde estão matriculados nos dias 4, 7 ou 8 de julho. O atendimento será feito no horário de funcionamento da unidade escolar. É necessário levar a documentação exigida, incluindo os termos de responsabilidade com firma reconhecida e outras autorizações previstas no edital. Quem não apresentar os documentos será desclassificados.
Da área do Núcleo Regional de Educação de Umuarama, são 22 estudantes selecionados na primeira fase. Desses, 1 é de escola estadual localizada na própria cidade de Umuarama. (Clique aqui e veja todos os nomes). Ao todo, mais de 20 estudantes se inscreveram no NRE de Umuarama, sendo que 57 são do município.
O Ganhando o Mundo vai levar 2 mil estudantes da rede estadual para um semestre letivo em instituições de ensino da Austrália, Canadá, Irlanda, Nova Zelândia e Reino Unido. As próximas convocações irão preencher as vagas proporcionais aos municípios e as que sobrarem por desistência.
De acordo com a Seed-PR, a seleção levou em conta o desempenho na Prova Paraná Mais 2024, certificados do programa Inglês Paraná e a participação como Aluno Monitor. O secretário da Educação, Roni Miranda, destacou a importância do momento: “É uma chance de transformação pessoal, acadêmica e cultural. As famílias precisam ficar atentas às orientações”.
Leia também: Programa Ganhando o Mundo da Ciência amplia fronteiras para docentes e universitários
O edital prevê novas chamadas complementares conforme a ordem de classificação. A efetivação da vaga depende da entrega de todos os documentos, emissão de passaporte, visto e aceite das instituições parceiras.
O Ganhando o Mundo é o maior programa de intercâmbio estudantil da rede pública estadual do Brasil. Criado em 2022, já beneficiou mais de 2.500 alunos, professores e diretores, com investimentos superiores a R$ 500 milhões. O programa cobre todos os custos, incluindo passagens, documentação e suporte completo no exterior.
A lista de convocados e as próximas etapas do programa estão disponíveis no site da Secretaria da Educação do Paraná. (Veja aqui todos os inscritos no Ganhando o Mundo)
Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...
Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…
Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…
Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…
A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…
O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…
Este site utiliza cookies
Saiba mais