Objetivo da nova verificação é impedir uso de CPFs de pessoas mortas ou com dados inconsistentes em chaves Pix, prática comum em golpes (Foto Agência Brasil)
As novas regras de segurança do PIX começam a valer nesta terça-feira (1º). A partir de agora, os bancos e instituições financeiras deverão verificar os dados cadastrais de usuários junto à Receita Federal sempre que houver movimentações ligadas às chaves PIX.
A medida foi adotada pelo Banco Central (BC) com o objetivo de impedir fraudes, como a criação de chaves vinculadas a pessoas falecidas ou com informações inconsistentes.
A estimativa do BC é que as mudanças afetem apenas 1% das chaves cadastradas. Os casos de exclusão atingem, principalmente, CPFs e CNPJs em situação irregular.
Entre as pessoas físicas, serão excluídas chaves vinculadas a:
Já entre pessoas jurídicas, serão afetadas chaves com CNPJ:
O Banco Central esclarece que não haverá bloqueio por dívida ou nome sujo, desmentindo rumores espalhados desde o anúncio da medida, em março. A nova verificação tem como foco apenas a regularidade cadastral junto à Receita Federal.
Além disso, haverá mudanças nas chaves aleatórias e por e-mail. A partir de agora, não será mais possível atualizar dados dessas chaves. Caso necessário, o usuário deverá excluir a chave e registrar uma nova.
A exceção são as chaves vinculadas a número de celular, que continuam podendo ser migradas de um titular para outro, devido à rotatividade comum nas linhas pré-pagas.
Outro ajuste é o fim do limite de R$ 200 para devolução de valores enviados para contas sem chave PIX cadastrada, norma que havia sido imposta em novembro de 2024. O limite foi retirado, e os valores podem ser integralmente estornados.
Quem desejar verificar se está em situação regular pode acessar o site da Receita Federal, na aba de “Comprovante de situação cadastral do CPF”. Também é possível regularizar o CPF em caso de suspensão, preenchendo um formulário no próprio site.
As exclusões começam a partir de julho, conforme cronograma do Banco Central.
OBemdito com informações da Agência Brasil
A Polícia Militar Ambiental (PMA) de Umuarama aplicou uma multa no valor de R$ 3…
Uma colisão envolvendo uma moto e uma bicicleta na noite desta terça-feira (7) em Umuarama…
A inclusão de dois suspeitos da chacina de Icaraíma na lista internacional de procurados da…
São Jorge do Patrocínio será palco de uma noite dedicada à fé e à música…
A Polícia Militar (PM) registrou o furto de uma moto de um jovem trabalhador na…
Um acidente de trânsito envolvendo um carro e uma motocicleta foi registrado pela Polícia Militar…
Este site utiliza cookies
Saiba mais