Foto ilustrativa/Arquivo OBemdito

Paraná

Região de Umuarama tem alerta vermelho, com risco de fortes tempestades

O alerta do Inmet entra em vigência às 17h. Há possibilidade de ventos acima de 100 km/h

Foto ilustrativa/Arquivo OBemdito
Região de Umuarama tem alerta vermelho, com risco de fortes tempestades
Jaqueline Mocelin
OBemdito
23 de outubro de 2021 13h33

O Instituto Nacional de Meteorologia emitiu um alerta vermelho de risco de fortes tempestades na região de Umuarama. O alerta entra em vigência às 17h deste sábado (23) e segue até às 3h de domingo (24).

O Inmet informa que no alerta vermelho há grande perigo. Os riscos potenciais são chuva superior a 60 mm/h ou maior que 100 mm/dia, ventos superiores a 100 km/h, e queda de granizo. Grande risco de danos em edificações, corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores, alagamentos e transtornos no transporte rodoviário.

O instituto de meteorologia Simepar informa que o sábado começou com mudança nas condições do tempo no Paraná. Uma frente fria avança pelo Sul do Brasil e aumenta as condições de instabilidade nas diversas regiões do Estado.

Nas regiões noroeste, oeste e sudoeste, a chuva ocorre a qualquer hora do dia, com risco de tempestades severas. Nas demais regiões paranaenses, a chuva se espalha ao longo do dia, também com condição para chuvas fortes. Temperaturas em média ficam mais amenas.

Para Umuarama, previsão de chuva a partir das 17h e temperatura variando entre 20ºC e 27ºC. Por volta das 11h foram registradas rajadas de vento de 45,4 km/h na Capital da Amizade.

As instruções do Inmet são:

– Desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia.

– Em caso de enxurrada, ou similar, coloque documentos e objetos de valor em sacos plásticos.

– Em caso de situação de grande perigo confirmada: Procure abrigo, evite permanecer ao ar livre.

– Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).

As áreas afetadas que podem ser afetadas pelos temporais são: Presidente Prudente, Leste de Mato Grosso do Sul, Noroeste Paranaense, Norte Central Paranaense, Sudoeste de Mato Grosso do Sul, Pantanais Sul Mato-grossense, Araçatuba, Centro Ocidental Paranaense, Oeste Paranaense, Centro Norte de Mato Grosso do Sul, Assis, Norte Pioneiro Paranaense.

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.