Umuarama

Regional de Saúde de Umuarama soma 5 mil casos de dengue neste período epidemiológico

A 12ª Regional de Saúde (RS) de Umuarama já contabiliza 5.056 casos confirmados de dengue no atual ano epidemiológico. Os dados constam no boletim semanal da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), divulgado nesta terça-feira (1º). Em todo o Paraná, foram registrados mais 1.382 casos e 13 novas mortes pela doença.

Com a atualização, o estado atinge 82.849 diagnósticos positivos desde o início do ano epidemiológico de 2025, com 244.537 notificações e 97 óbitos relacionados à dengue. A doença já foi registrada em 398 municípios, com confirmações em 379.

As 13 mortes mais recentes ocorreram entre março e junho. As vítimas são oito mulheres e cinco homens, com idades entre 26 e 96 anos. Todos apresentavam comorbidades. Os óbitos foram registrados em cidades das regionais de Maringá (Atalaia, Mandaguaçu e Maringá), Londrina (Florestópolis, Ibiporã e Sertanópolis), Jacarezinho (Carlópolis e Joaquim Távora) e Ivaiporã (Rosário do Ivaí).

Além de Umuarama, outras regionais com grandes volumes de casos são: Londrina (19.938), Paranavaí (12.261), Maringá (10.410) e Jacarezinho (6.655).

O boletim também detalha dados sobre outras arboviroses. A chikungunya já soma 4.912 casos confirmados em 2025, com 9.947 notificações. O Paraná registrou mais um óbito pela doença, em Cascavel, totalizando três neste ano.

Em relação ao vírus zika, foram feitas 122 notificações, mas nenhum caso foi confirmado.

A Sesa também divulgou casos da febre Oropouche no Paraná. Adrianópolis teve 113 ocorrências autóctones, Morretes, duas, e Arapongas, um caso importado do Espírito Santo. A doença é causada pelo vírus Orthobunyavirus oropoucheense e transmitida pelo mosquito maruim.

Autoridades sanitárias reforçam o alerta para o combate ao Aedes aegypti, vetor das três doenças. A orientação é eliminar criadouros e buscar atendimento médico aos primeiros sintomas.

Rodrigo Mello

Formado em Jornalismo pelo Centro Universitário de Pato Branco (Unidep), tem especialização em Docência e Gestão do Ensino Superior pela Universidade Paranaense (Unipar). Com 23 anos de experiência, trabalhou em portais de notícia, assessoria de imprensa, TV e rádio. Foi assessor parlamentar na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) e secretário municipal de Comunicação entre os anos de 2010 e 2013. Atualmente, é jornalista no portal OBemdito, onde escreve sobre política, educação, saúde, cidadania e segurança pública.

Recent Posts

Ginástica Rítmica da Unipar faz apresentação gratuita de espetáculo no dia 13

Evento gratuito marca o encerramento das atividades de 2025 e reúne cerca de 105 crianças…

8 horas ago

Solenidade oficializa Dom Frei Pedro Cesário Palma como bispo diocesano de Jardim

O religioso, que atuava em Umuarama, assumiu oficialmente a missão de bispo diocesano

8 horas ago

Apesar de apelo nacional, paralisação de caminhoneiros em Umuarama é incerta

Chamado impulsionado por vídeos divide a categoria, que teme uso político do movimento

8 horas ago

Programação de Natal movimenta Cruzeiro do Oeste com espetáculos e passeio do Papai Noel

Cidade recebe atrações culturais, espetáculo teatral e passeio do Bom Velhinho pelo comércio

9 horas ago

Ação entrega óculos gratuitamente para alunos da rede municipal de Umuarama

O projeto atendeu mais de 6.500 alunos e garantiu a entrega dos óculos para os…

9 horas ago

Medo de ataque escolar leva mãe a entregar armas em igreja no Paraná

PM apreendeu facas, machadinha, socos-ingleses e máscaras após denúncia

9 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais