Corpos de aves mortas pelo frio foram encontrados na Praça Miguel Rossafa, em Umuarama, nesta terça-feira (24) (Foto: Colaboração/OBemdito)
A terça-feira (24) amanheceu congelante em Umuarama, com a menor temperatura registrada em 2025 até agora: 1 °C, segundo dados do Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) e que foram confirmados por termômetros da Avenida Paraná, que é a principal avenida central da cidade.
O frio intenso teve consequências fatais: diversas aves foram encontradas mortas na Praça Miguel Rossafa, uma das principais da cidade. A suspeita é de que as aves não tenham resistido à queda brusca na temperatura durante a madrugada.
A cena chamou a atenção de moradores que passavam pelo local e foi flagrada por leitores do OBemdito, que se depararam com os corpos dos animais enquanto seguiam para seus trabalhos nas primeiras horas desta manhã.
Moradores de bairros como Parque Bonfim, Parque Tarumã e Parque San Remo I relataram a formação de uma fina camada de gelo sobre gramados e veículos, um fenômeno incomum, mas que pode ocorrer em condições de geada leve, mesmo sem temperaturas negativas absolutas.
O frio desta terça é resultado de uma massa de ar polar que avançou sobre o Sul do Brasil desde a noite de segunda-feira (23), causando uma queda abrupta nas temperaturas em todas as regiões paranaenses. Segundo o Simepar, a sensação térmica em algumas cidades do Estado chegou a -13,1 °C, como no distrito de Horizonte, em Palmas, que também marcou a temperatura mais baixa do Paraná: -5,2 °C.
Em Umuarama, embora o valor absoluto tenha sido de 1 °C, a combinação de vento e umidade pode ter gerado sensação térmica ainda mais baixa, suficiente para levar à morte de aves mais sensíveis às mudanças climáticas.
Segundo o meteorologista Paulo Barbieri, do Simepar, “a chegada dessa massa polar fez com que praticamente todas as estações meteorológicas do Estado registrassem a menor temperatura do ano, com sensação térmica negativa em 41 das 48 estações”.
A previsão indica que o frio persistirá nos próximos dias, com mínimas de 4 °C nesta quarta-feira (25) e possibilidade de geada forte em várias regiões. Já a partir de quinta (26), a temperatura sobe discretamente, mas volta a cair no fim de semana com a aproximação de uma nova frente fria.
Além do frio, a chuva também preocupa. Entre sexta-feira (27) e domingo (29), há previsão de até 40 milímetros de chuva acumulada, especialmente nas regiões Oeste e Sudoeste do Estado.
Serviço:
A previsão completa do tempo para os 399 municípios paranaenses pode ser consultada no site do Simepar, que oferece atualizações duas vezes ao dia, alertas de geada e acompanhamento em tempo real das alterações atmosféricas.
Fonte: Simepar
Assis Chateaubriand: -0,6°C
Campo Mourão: -0,7°C
Cascavel: -2,4°C
Foz do Iguaçu: -0,6°C
Francisco Beltrão: -1,8°C
Distrito de Entre Rios, em Guarapuava: -2,8°C
Irati: -1,1°C
Lapa: -0,4°C
Laranjeiras do Sul: -2,0°C
Distrito de Horizonte, em Palmas: -5,2°C
Palmas: -3,5°C
Palotina: -1,1°C
Pinhão: -2,3°C
Santa Maria do Oeste: -1,6°C
Toledo: -1,8°C
Estações do Inmet
General Carneiro: -4,1°C
São Mateus do Sul: -1,4°C
Planalto: -0,5°C
Dois Vizinhos: -0,5°C
Evento gratuito marca o encerramento das atividades de 2025 e reúne cerca de 105 crianças…
O religioso, que atuava em Umuarama, assumiu oficialmente a missão de bispo diocesano
Chamado impulsionado por vídeos divide a categoria, que teme uso político do movimento
Cidade recebe atrações culturais, espetáculo teatral e passeio do Bom Velhinho pelo comércio
O projeto atendeu mais de 6.500 alunos e garantiu a entrega dos óculos para os…
PM apreendeu facas, machadinha, socos-ingleses e máscaras após denúncia
Este site utiliza cookies
Saiba mais