Foto: Danilo Martins/OBemdito
A Companhia Paranaense de Energia (Copel) confirmou o reajuste nas tarifas de energia elétrica para todo o estado do Paraná. O aumento entra em vigor nesta terça-feira (24), após aprovação da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) na última reunião ordinária, realizada no dia 17 de junho.
Segundo a Copel, o reajuste médio será de 1,55% para consumidores de baixa tensão — como residências e pequenos comércios. Já para as unidades de alta tensão, que incluem grandes indústrias, a alta será de 2,99%.
A Aneel apontou como principais motivos do aumento os custos com a distribuição, aquisição de energia e encargos setoriais. A inflação também impactou o cálculo. O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) acumulou alta de 5,44% nos últimos 12 meses, influenciando diretamente os componentes tarifários.
Leia também: Umuarama registra 1 °C e tem o dia mais frio do ano nesta terça-feira
A composição tarifária é dividida em duas parcelas principais. A Parcela A, que representa os custos com transporte de energia e encargos, responde por 4,30% do reajuste. Um dos maiores fatores foi o aumento de 5,79% relacionado à Conta de Desenvolvimento Energético (CDE), que financia a expansão da energia em áreas remotas e subsidia consumidores de baixa renda e produtores com geração distribuída.
Já a Parcela B, que inclui custos operacionais e remuneração da distribuidora, foi reajustada em 1,27%, com base no IPCA. Essa parte cobre despesas diretas da empresa com manutenção e operação do sistema.
A Copel informou ainda que aplicou a devolução de R$ 864,5 milhões, referente a cobranças indevidas de PIS/Cofins, conforme determinação do governo federal. Esse montante ajudou a suavizar o impacto do reajuste nas contas.
(OBemdito com informações RICtv)
Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...
Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…
Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…
Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…
A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…
O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…
Este site utiliza cookies
Saiba mais