Geada em Xambrê. (Fotos: Damiana Marta da Cruz/Colaboração/OBemdito)
A terça-feira (24) começou com temperaturas congelantes em todas as regiões do Paraná. De acordo com o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), uma massa de ar polar avançou durante a madrugada pelo Sul do país e também pelo Mato Grosso do Sul, derrubando os termômetros e provocando geada em diversos municípios.
Por volta das 7h30, o Simepar informou que essa massa de ar frio mantém o tempo estável no Sul do Brasil, mas provoca temperaturas negativas em várias localidades. O amanhecer trouxe frio intenso em todo o estado do Paraná, com registros expressivos, principalmente na metade sul. Em Palmas, os termômetros marcaram –5,0 °C, com sensação térmica de impressionantes –12,5 °C. Na capital, Curitiba, a temperatura registrada foi de 1,2 °C, mas a sensação térmica chegou a –5,5 °C.
Um mapa divulgado pelo Simepar e pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) mostra as temperaturas mínimas registradas pelas redes de estações meteorológicas em todo o território estadual.
Leia também: Simepar prevê geada negra e frio recorde no Paraná nesta terça-feira
No Paraná, apenas a faixa litorânea escapou das temperaturas extremamente baixas, com marcas próximas dos 10 °C. Nas demais áreas, especialmente no Oeste, Sudoeste e Centro-Sul, os termômetros registraram mínimas abaixo dos 5 °C, com destaque para diversas cidades que tiveram temperaturas negativas até às 7h. Veja a lista:
Além das baixas temperaturas, foram registradas rajadas de vento entre 40 km/h e 55 km/h nas regiões do Norte Pioneiro, Campos Gerais, assim como, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC), o que intensificou a sensação de frio.
Da mesma forma a quarta-feira (25) também será marcada pelo frio. Segundo o Simepar, as temperaturas continuam baixas e há previsão de geada em alguns municípios, principalmente na metade sul do estado. Ainda que o dia deva ser ensolarado, os termômetros só começam a subir durante a tarde.
“Entre o final da tarde e a noite, a instabilidade retorna, com possibilidade de pancadas de chuva isoladas, especialmente nas regiões Noroeste e Oeste”, apontou o Simepar.
A partir de quinta-feira (26), o tempo começa a mudar. As temperaturas entram em elevação no interior do estado, mas a chuva passa a se espalhar por mais regiões.
Na sexta-feira (27), a tendência é de mais chuva, conforme reforça a previsão do Simepar.
Umuarama registrou nesta terça-feira (24) a menor temperatura do ano. Por volta das 6h, os termômetros da avenida Paraná marcaram 1 °C. O frio foi registrado pelo leitor do OBemdito Marcos Aurélio Ferreira, enquanto seguia para o trabalho. No último dia 30 de maio, a cidade havia registrado mínima de 3,2 °C. Leia a matéria completa clicando aqui.
Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...
Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…
Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…
Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…
A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…
O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…
Este site utiliza cookies
Saiba mais