Geada em Xambrê. (Fotos: Damiana Marta da Cruz/Colaboração/OBemdito)
A terça-feira (24) começou com temperaturas congelantes em todas as regiões do Paraná. De acordo com o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), uma massa de ar polar avançou durante a madrugada pelo Sul do país e também pelo Mato Grosso do Sul, derrubando os termômetros e provocando geada em diversos municípios.
Por volta das 7h30, o Simepar informou que essa massa de ar frio mantém o tempo estável no Sul do Brasil, mas provoca temperaturas negativas em várias localidades. O amanhecer trouxe frio intenso em todo o estado do Paraná, com registros expressivos, principalmente na metade sul. Em Palmas, os termômetros marcaram –5,0 °C, com sensação térmica de impressionantes –12,5 °C. Na capital, Curitiba, a temperatura registrada foi de 1,2 °C, mas a sensação térmica chegou a –5,5 °C.
Um mapa divulgado pelo Simepar e pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) mostra as temperaturas mínimas registradas pelas redes de estações meteorológicas em todo o território estadual.
Leia também: Simepar prevê geada negra e frio recorde no Paraná nesta terça-feira
No Paraná, apenas a faixa litorânea escapou das temperaturas extremamente baixas, com marcas próximas dos 10 °C. Nas demais áreas, especialmente no Oeste, Sudoeste e Centro-Sul, os termômetros registraram mínimas abaixo dos 5 °C, com destaque para diversas cidades que tiveram temperaturas negativas até às 7h. Veja a lista:
Além das baixas temperaturas, foram registradas rajadas de vento entre 40 km/h e 55 km/h nas regiões do Norte Pioneiro, Campos Gerais, assim como, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC), o que intensificou a sensação de frio.
Da mesma forma a quarta-feira (25) também será marcada pelo frio. Segundo o Simepar, as temperaturas continuam baixas e há previsão de geada em alguns municípios, principalmente na metade sul do estado. Ainda que o dia deva ser ensolarado, os termômetros só começam a subir durante a tarde.
“Entre o final da tarde e a noite, a instabilidade retorna, com possibilidade de pancadas de chuva isoladas, especialmente nas regiões Noroeste e Oeste”, apontou o Simepar.
A partir de quinta-feira (26), o tempo começa a mudar. As temperaturas entram em elevação no interior do estado, mas a chuva passa a se espalhar por mais regiões.
Na sexta-feira (27), a tendência é de mais chuva, conforme reforça a previsão do Simepar.
Umuarama registrou nesta terça-feira (24) a menor temperatura do ano. Por volta das 6h, os termômetros da avenida Paraná marcaram 1 °C. O frio foi registrado pelo leitor do OBemdito Marcos Aurélio Ferreira, enquanto seguia para o trabalho. No último dia 30 de maio, a cidade havia registrado mínima de 3,2 °C. Leia a matéria completa clicando aqui.
Evento gratuito marca o encerramento das atividades de 2025 e reúne cerca de 105 crianças…
O religioso, que atuava em Umuarama, assumiu oficialmente a missão de bispo diocesano
Chamado impulsionado por vídeos divide a categoria, que teme uso político do movimento
Cidade recebe atrações culturais, espetáculo teatral e passeio do Bom Velhinho pelo comércio
O projeto atendeu mais de 6.500 alunos e garantiu a entrega dos óculos para os…
PM apreendeu facas, machadinha, socos-ingleses e máscaras após denúncia
Este site utiliza cookies
Saiba mais