Paraná

Frio intenso provoca geada em municípios do Paraná; Palmas registra sensação de -12,5 ºC

A terça-feira (24) começou com temperaturas congelantes em todas as regiões do Paraná. De acordo com o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), uma massa de ar polar avançou durante a madrugada pelo Sul do país e também pelo Mato Grosso do Sul, derrubando os termômetros e provocando geada em diversos municípios.

Por volta das 7h30, o Simepar informou que essa massa de ar frio mantém o tempo estável no Sul do Brasil, mas provoca temperaturas negativas em várias localidades. O amanhecer trouxe frio intenso em todo o estado do Paraná, com registros expressivos, principalmente na metade sul. Em Palmas, os termômetros marcaram –5,0 °C, com sensação térmica de impressionantes –12,5 °C. Na capital, Curitiba, a temperatura registrada foi de 1,2 °C, mas a sensação térmica chegou a –5,5 °C.

Um mapa divulgado pelo Simepar e pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) mostra as temperaturas mínimas registradas pelas redes de estações meteorológicas em todo o território estadual.

Imagem: Simepar

Leia também: Simepar prevê geada negra e frio recorde no Paraná nesta terça-feira

Temperaturas abaixo de zero em diversas regiões

No Paraná, apenas a faixa litorânea escapou das temperaturas extremamente baixas, com marcas próximas dos 10 °C. Nas demais áreas, especialmente no Oeste, Sudoeste e Centro-Sul, os termômetros registraram mínimas abaixo dos 5 °C, com destaque para diversas cidades que tiveram temperaturas negativas até às 7h. Veja a lista:

  • Palmas: –5,0 °C
  • Distrito de Horizonte (Palmas): –4,6 °C
  • Cascavel: –2,4 °C
  • Pato Branco: –2,2 °C
  • Distrito de Entre Rios (Guarapuava): –2,0 °C
  • Laranjeiras do Sul: –1,6 °C
  • Santa Maria do Oeste: –1,0 °C
  • Guarapuava: –0,6 °C
  • Toledo: –0,6 °C
  • Francisco Beltrão: –0,3 °C
  • Pinhão: –0,3 °C
  • Foz do Iguaçu: –0,2 °C

Além das baixas temperaturas, foram registradas rajadas de vento entre 40 km/h e 55 km/h nas regiões do Norte Pioneiro, Campos Gerais, assim como, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC), o que intensificou a sensação de frio.

As leitoras do OBemdito, Damiana Marta da Cruz e Fran Nascimento, registraram a geada em Xambrê e Umuarama na manhã desta terça-feira.

Previsão para os próximos dias

Da mesma forma a quarta-feira (25) também será marcada pelo frio. Segundo o Simepar, as temperaturas continuam baixas e há previsão de geada em alguns municípios, principalmente na metade sul do estado. Ainda que o dia deva ser ensolarado, os termômetros só começam a subir durante a tarde.

“Entre o final da tarde e a noite, a instabilidade retorna, com possibilidade de pancadas de chuva isoladas, especialmente nas regiões Noroeste e Oeste”, apontou o Simepar.

A partir de quinta-feira (26), o tempo começa a mudar. As temperaturas entram em elevação no interior do estado, mas a chuva passa a se espalhar por mais regiões.

Na sexta-feira (27), a tendência é de mais chuva, conforme reforça a previsão do Simepar.

A Polícia Rodoviária Federal de Guarapuava divulgou um vídeo às 7h50 mostrando a geada sobre as viaturas. A mínima registrada município foi de -3 °C com sensação de -7 °C.

Umuarama

Umuarama registrou nesta terça-feira (24) a menor temperatura do ano. Por volta das 6h, os termômetros da avenida Paraná marcaram 1 °C. O frio foi registrado pelo leitor do OBemdito Marcos Aurélio Ferreira, enquanto seguia para o trabalho. No último dia 30 de maio, a cidade havia registrado mínima de 3,2 °C. Leia a matéria completa clicando aqui.

Imagem: Simepar

Stephanie Gertler

Fotógrafa há mais de 16 anos, graduada em Jornalismo pela Universidade Tuiuti do Paraná, em Curitiba. Atualmente, atua como jornalista no OBemdito.

Recent Posts

Aliado de primeira hora, Pedro Coelho sai fortalecido com vitória de Moro

A eleição de Sérgio Moro (PL) para o Governo do Paraná no primeiro turno fortalece…

3 horas ago

Câmara aprova projeto de gestão climática e prevenção de desastres em Umuarama

A Câmara Municipal de Umuarama realizou duas sessões na tarde desta segunda-feira (5), sendo uma…

4 horas ago

Morador de Serra dos Dourados diz ter sido agredido por 3 homens durante a noite

Um jovem residente no Distrito de Serra dos Dourados relatou ter sido amarrado e agredido…

4 horas ago

Simepar prevê que Umuarama pode ter chuva por 14 dias; temperatura chega a 29ºC

O Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) indica que a chuva pode…

4 horas ago

Umuarama: Homem agride mulher após ela alterar senha do wi-fi no Jardim Cruzeiro

A alteração na senha do wi-fi motivou um caso de violência doméstica no Bairro Jardim…

5 horas ago

Conselho do Idoso reúne participantes em Umuarama para discutir saúde e prevenção

O Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa de Umuarama realizou, na sexta-feira (2), uma…

5 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais