Umuarama

Simulado de evacuação é realizado no Lar Santa Faustina, em Umuarama

O Lar Santa Faustina, que atualmente abriga 72 idosos, teve um simulado de evacuação crucial para a segurança de seus residentes e funcionários. O treinamento ocorreu na última quarta-feira (18) e envolveu 135 participantes. O objetivo principal foi capacitar os responsáveis pelo lar a agir de forma eficaz em situações de risco, como incêndios.

A atividade simulou um incêndio na cozinha da instituição, exigindo uma resposta rápida e coordenada. O Sargento Joelson, chefe da Defesa Civil Municipal de Umuarama, destacou a importância do treinamento. Ele ressaltou que, devido aos focos de incêndio em vegetação ao redor do lar e à difícil locomoção de alguns idosos, a preparação é fundamental.

Durante a simulação, todos os 72 idosos, incluindo aqueles acamados ou com limitações de locomoção, saíram ou foram retirados do recinto perigoso em impressionantes 6 minutos e 13 segundos. O Sargento Joelson considerou o tempo excelente, dada a complexidade da operação e as condições dos residentes.

O treinamento de evacuação integrou um curso de brigadista e de gestão e técnica de evacuação, visando aprimorar as habilidades dos participantes.

Além dos funcionários e responsáveis do Lar Santa Faustina, o Corpo de Bombeiros, representantes da Labond Treinamentos e da Alpha4 Consultoria participaram ativamente da iniciativa.

A equipe responsável pelo curso incluiu Luiza Ito, da Labond Treinamentos, a Alpha4, o Sargento BM Joelson, o Bombeiro Civil Heverton Alfaro e o Bombeiro Civil Lucas Fernandes. A culminância do treinamento foi a formação dos brigadistas, que agora possuem o conhecimento e as técnicas necessárias para garantir a segurança no Lar Santa Faustina.

Jaqueline Mocellin

Recent Posts

Criança fica presa dentro de carro por cerca de 30 minutos em Umuarama

Uma criança de 1 ano e 4 meses ficou presa dentro de um carro por…

18 minutos ago

Previsão do tempo aponta semana sem chuva e aumento na temperatura em Umuarama

A previsão do tempo aponta um dia de sol e temperaturas elevadas nesta segunda-feira (19)…

33 minutos ago

Homem é preso após agredir companheira e resistir à polícia

Um homem de 25 anos foi preso na tarde do domingo (18) após agredir a…

49 minutos ago

Mãe e filha ficam feridas após carro bater em poste no Jardim Interlagos, em Umuarama

Uma mulher de 39 anos e sua filha, de 14, ficaram feridas na manhã do…

1 hora ago

Motociclista colide em defensa metálica da PR-082 e é socorrido pelo helicóptero do Samu

Um motociclista colidiu em uma defensa metálica da PR-082 e ficou gravemente ferido na tarde…

1 hora ago

Surto psicótico mobiliza PM e Samu no Jardim Morumbi, em Altônia

Um episódio de surto psicótico mobilizou equipes da Polícia Militar (PM) e do Serviço de…

2 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais