Umuarama

Equipe do IFPR Umuarama avança na Olimpíada Brasileira de Cartografia

Quatro estudantes do IFPR Campus Umuarama conquistam destaque na Olimpíada Brasileira de Cartografia (OBRAC) 2025. Claudinei Freitas de Oliveira Junior, Jhenifer Raiane Silva Lima e Pedro Henrique Barreto Germano, do curso Técnico em Química integrado ao Ensino Médio, junto com Kamily Andrade Melo, do curso Técnico em Edificações integrado ao Ensino Médio, representam a instituição na competição nacional.

Sob orientação da professora de Geografia Diane Belusso, a equipe alcançou nota 96 na prova teórica da Etapa I da olimpíada. A OBRAC é uma olimpíada científica bienal que estimula o interesse dos estudantes pela cartografia, com foco no conhecimento espacial aplicado à cidadania. Voltada a alunos do ensino fundamental e médio de escolas públicas e privadas de todo o Brasil, a edição de 2025 aborda o tema “Por uma cartografia antirracista”.

Segundo a professora Diane Belusso, “a participação em olimpíadas como a OBRAC promove o exercício da cooperação em equipe e ensina os estudantes a lidar com desafios”.

A competição é dividida em três etapas principais. A primeira etapa é a prova teórica, composta por 30 questões, totalizando 100 pontos, com até 10 pontos extras por agilidade na resolução. Essa fase foi realizada no campus Umuarama.

A Etapa II envolve provas práticas, que acontecem também no campus. As equipes devem enviar a atividade da Fase I até 12 de julho e a da Fase II até 13 de setembro. O resultado final dessa etapa será divulgado em 7 de outubro. Por fim, a Etapa III é presencial e será realizada no Rio de Janeiro, entre 11 e 14 de dezembro.

A premiação ocorre em níveis regional e nacional. As três melhores equipes de cada uma das cinco regiões do país recebem medalhas. As cinco finalistas nacionais ganham medalhas, e três escolas recebem troféus. Além disso, 20 equipes com melhor desempenho recebem Menção Honrosa e são convidadas a publicar artigos científicos.

No Paraná, apenas três equipes avançaram para a Etapa II, sendo o IFPR Campus Umuarama o único representante do Instituto Federal no estado.

Rodrigo Mello

Formado em Jornalismo pelo Centro Universitário de Pato Branco (Unidep), tem especialização em Docência e Gestão do Ensino Superior pela Universidade Paranaense (Unipar). Com 23 anos de experiência, trabalhou em portais de notícia, assessoria de imprensa, TV e rádio. Foi assessor parlamentar na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) e secretário municipal de Comunicação entre os anos de 2010 e 2013. Atualmente, é jornalista no portal OBemdito, onde escreve sobre política, educação, saúde, cidadania e segurança pública.

Recent Posts

Da banca para a mesa: hortaliças prontas para consumo viram tendência

Feirantes apostam na onda dos alimentos higienizados e picados, que conquista cada vez mais adeptos

38 minutos ago

Helicóptero Arcanjo 01 usa incubadora neonatal pela primeira vez e salva bebê

A equipe que opera o helicóptero Arcanjo 01, em atuação no Verão Maior Paraná, utilizou…

1 hora ago

Pedestre de 21 anos morre após atropelamento na avenida Tiradentes, em Umuarama

Um homem de 21 anos morreu após ser atropelado na madrugada deste domingo (18) na…

2 horas ago

Homem fica gravemente ferido após ataque com facão em Pérola

Um homem de 37 anos ficou gravemente ferido após ser atacado com um facão na…

3 horas ago

Umuarama se despede de Altamiro Vieira, servidor público aposentado e exemplo de retidão

Familiares, amigos e pessoas que conviveram com Altamiro Antonio Vieira se despedem, com profunda tristeza,…

12 horas ago

Vídeo de bebê ‘fofoqueira’ de Cruzeiro do Oeste viraliza e tem repercussão nacional

Um vídeo que mostra a expressão espontânea de uma bebê ‘fofoqueira’ de Cruzeiro do Oeste…

13 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais