Graça Milanez

Escola de Equitação da Sociedade Rural reúne alunos de Umuarama e cidades vizinhas

Ensino de técnicas de montaria e treinamento esportivo são os pilares básicos da escola de equitação da Sociedade Rural de Umuarama. Com cinco anos de existêndia, a escola atende alunos de Umuarama e cidades vizinhas. Acima de tudo, trata-se de um projeto dedicado à promoção da cultura country na região.

As aulas e os treinos são realizados na arena de rodeio do Parque de Exposição Dario Pimenta da Nóbrega, todas as tardes, de segunda a sexta. Sob a orientação da professora Priciana Rodrigues, o espaço acolhe 15 alunos, com idades variando entre 5 e 40 anos.

Segundo a ‘Tia Pri’, como é chamada pelos alunos, a escola não apenas ensina as técnicas fundamentais de montaria, mas também encaminha seus alunos para o Centro de Treinamento (CT). Lá eles são preparados para competições de laço e tambor, sob orientação do marido dela, Vanderlei Pereira.

“Este ambiente não só fomenta habilidades técnicas, mas também fortalece o espírito competitivo dos participantes”, afirma Priciana. Ela enfatiza que os objetivos do projeto vão além do ensino técnico.

Aprender e treinar: turma da equitação unida na promoção do esporte

“Todas as atividades realizadas durante as aulas visam promover os inúmeros benefícios que a equitação oferece para o bem-estar físico e emocional dos praticantes”.

Ela destaca alguns: fortalecimento muscular; melhoria da postura, do equilíbrio e da coordenação motora; redução do estresse e aumento da autoestima; e ainda desenvolvimento de senso de responsabilidade, disciplina e trabalho em equipe.  

Priciana e o aluno Guilherme: interação com o cavalo promove benefícios à saúde

Escola de equitação ensina, CT aprimora

Valorizar a arte de montar a cavalo é a razão maior do Centro de Treinamento em Equitação da Sociedade Rural de Umuarama, que se empenha a dar, a quem quer se dedicar ao hipismo, oportunidade de aprimorar os conhecimentos adquiridos na escola de equitação.

“Nossos alunos são dedicados e entre eles temos muitos campeões”, orgulha-se o instrutor Vanderlei, que tem quase vinte anos de experiência no setor.

“É muito bom poder ajudá-los nessa trajetória para que consigam revelar seus talentos. E, ao mesmo tempo, eles levam o nome de Umuarama aos campeonatos por aí afora”, exclama Vanderlei.

Toda feliz: Alice Gazin, a aluna mais nova da escola de equitação da Rural

Cultura e tradição rural

Ao explicar por que a Sociedade Rural de Umuarama investe na escola de equitação, o presidente da entidade, Milton Gaiari, é enfático nos quesitos cultural e social.

“Nosso projeto inspira e transforma vidas por meio da paixão pelos cavalos e pela cultura country. Assim, fortalecemos os laços comunitários ao oferecer um espaço onde pessoas de todas as idades podem aprender e crescer juntos nesse esporte”, argumenta.

Além disso, Gaiari reforça a forte ligação da região com a tradição rural. “Nossa agropecuária é forte e temos muitos eventos country acontecendo o ano todo. Então procuramos valorizar a equinocultura, como fator importante para a economia. E também como elemento central na nossa identidade cultural”.

Riso estampado: Priciana é a instrutora da escola de equitação da Rural

Filhos se dedicam, mães valorizam

Das arquibancadas da arena, mães acompanham atentamente as aulas e os treinos, demonstrando interesse em estar presentes e envolvidas com o aprendizado dos filhos. 

Rosieli Gazin é mãe da aluna mais nova da escola, a Alice, de 6 anos de idade, e do Marcos, 10 anos, que já integra a equipe do CT. Ela diz que a equitação tornou-se uma forma de terapia para suas crianças.

“Elas vêm aqui, relaxam, e isso é incrivelmente gratificante! Na lida com o cavalo, percebo que aprendem a respeitá-lo e, assim, aprendem também a respeitar os animais de forma geral… Eu recomendo.”

Outra mãe satisfeita é Cristiane Cervejeira. Seu filho Augusto, de 14 anos, é um dos destaques do CT. “Ele começou na equitação com 10 anos… Partiu dele essa vontade de se dedicar ao esporte e eu apoiei; agora estamos comemorando os bons resultados juntos”, assegura.

As pessoas interessadas em aulas de equitação podem entrar em contato com Priciana através do telefone/WhatsApp (44) 99894-4958.

Vanderlei, instrutor do CT de equitação da Rural
Mães na arquibancada: elas acompanham e apoiam os filhos
Pietra Victorino, uma das estrelas do centro de treinamento da Rural
Graça Milanez

Recent Posts

Umuarama se despede de Altamiro Vieira, servidor público aposentado e exemplo de retidão

Familiares, amigos e pessoas que conviveram com Altamiro Antonio Vieira se despedem, com profunda tristeza,…

6 horas ago

Vídeo de bebê ‘fofoqueira’ de Cruzeiro do Oeste viraliza e tem repercussão nacional

Um vídeo que mostra a expressão espontânea de uma bebê ‘fofoqueira’ de Cruzeiro do Oeste…

6 horas ago

Morador de Perobal ameaça pessoas com faca, tenta agredir homem e acaba preso

Um caso de ameaça ocorreu na tarde deste sábado (17) no município de Perobal. Na…

8 horas ago

Homem é preso após furtar pertences de veículo e fazer compras com cartões da vítima

A Polícia Militar (PM) de Umuarama prendeu um homem que furtou pertences de dentro de…

9 horas ago

TJPR analisa recursos e mantém condenação de réus da Operação Metástase em Umuarama

O Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR) manteve a condenação de dois dos réus da…

10 horas ago

Líderes do Mercosul e UE selam acordo e reforçam a importância da cooperação global

Líderes sul-americanos e europeus assinaram o acordo de livre comércio entre o Mercosul e a…

11 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais