Diácono recebe alta após internação e mobilização por doações de sangue
Gilberto Costa dos Santos, da Paróquia Santa Luzia, estava internado desde 25 de maio na Uopeccan; causas do problema de saúde ainda são investigadas
Após mais de duas semanas internado com um quadro de saúde considerado delicado, o diácono Gilberto Costa dos Santos, da Paróquia Santa Luzia, em Umuarama, recebeu alta médica na tarde desta segunda-feira (9).
Ele estava internado desde 25 de maio no Hospital Uopeccan, onde passou por uma série de exames e ainda inconclusivos quanto à origem do problema. As informações são da assessoria da Diocese de Umuarama.
Inicialmente, os médicos chegaram a suspeitar de dengue, hipótese posteriormente descartada. Os exames seguem em andamento para a identificação da causa exata do quadro clínico. Enquanto isso, o diácono permanece em recuperação domiciliar sob cuidados médicos.
Durante a internação, a situação sensibilizou a comunidade local e mobilizou a Diocese de Umuarama, que fez apelos por orações e por doações de sangue, essenciais para o tratamento. A campanha ocorreu paralelamente ao “Junho Vermelho”, movimento estadual que busca incentivar a doação de sangue.
A família de Gilberto agradeceu publicamente o apoio da população: “Somos gratos por cada oração e gesto de solidariedade nesse momento difícil”, disse, em nota.
Junho Vermelho e doações
A Secretaria de Estado da Saúde do Paraná (Sesa) iniciou no dia 2 de junho a campanha “Doe sangue, doe vida”, voltada à conscientização e estímulo à doação voluntária de sangue.
Em Umuarama, as doações podem ser feitas no Hemonúcleo, localizado na Avenida Manaus, 4444 (Zona Armazém), de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30 e das 13h30 às 16h.
O agendamento pode ser feito pelo site do Hemepar ou diretamente com a unidade, pelo telefone (44) 3621-8300.





