Paraná

Temporal com muito granizo e vento forte atinge Carbonera, distrito de Maria Helena

Um temporal com grande quantidade de granizo e vento forte atingiu a comunidade de Carbonera, distrito de Maria Helena neste sábado (7). A tempestade começou após às 13h e durou entre 20 e 30 minutos.

Apesar da curta duração, o temporal deixou um rastro de destruição e muitos prejuízos para os moradores. Luciana Tabarine, leitora de OBemdito, enviou vídeos e fotografias que mostram a força do vento e da chuva, além da espessa camada de granizo que cobriu o chão do distrito.

Luciana disse que reside na área urbana de Carbonera e que, apesar da ‘violência’ do tempo, não teve prejuízos em sua residência. Entretanto, outros moradores não tiveram a mesma sorte. “Graças a Deus não tive [prejuízos], mas alguns vizinhos tiveram telhas furadas pelo granizo”, explicou.

Durante a conversa com OBemdito, ela comentou que foram apenas danos materiais. “Aqui, apesar do temporal forte, hoje tivemos apenas danos materiais em algumas casas, como eternites furadas”, ressaltou.

Nas redes sociais há relatos de pessoas que possuem propriedades no distrito e tiveram suas plantações praticamente destruídas. Em um vídeo, uma mulher lamenta que as pedras de granizo acabaram com as folhas dos pés de milho e arrasaram com a área de cultivo de quiabos. “O milho estava coisa mais linda. Derriçou. Eu acho que não recupera não”, disse.

Ela acrescenta: “o mundo para acabar não precisa de muito não. É um piscar de olhos, e acaba tudo. De todo o tempo que mora aqui, nunca vi um temporal igual esse”. Em outro vídeo, um senhor retira a grossa camada de granizo da varanda de sua casa com ajuda de um rodo.

Alerta de temporal

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu na última sexta-feira (6) um alerta amarelo indicando a possibilidade de temporal em praticamente todo o Paraná. O aviso entrou em vigência às 12h deste sábado (7) e seguirá até o mesmo horário de domingo (8). Confira aqui.

Há relatos de que o temporal com granizo e vendaval também atingiu Serra dos Dourados, distrito de Umuarama. A tempestade aconteceu praticamente no mesmo horário de Carbonera e deixou estragos. Na sede do município de Umuarama não houve relatos de granizo ou chuva forte na tarde deste sábado.

A Defesa Civil do Paraná já emitiu três alertas de chuvas intensas, com raios e vendaval para a região de Umuarama. O último deles foi divulgado às 17h15. Com vigência de 6 horas, o aviso de temporal é válido até às 23h15 deste sábado.

A orientação da Defesa Civil é para que as pessoas monitorem a situação e, caso necessário, se protejam em local seguro. O telefone do Corpo de Bombeiros é o 193 e a Defesa Civil Municipal atende pelo 199.

Fotos e vídeos: Luciana Tabarine/Colaboração OBemndito
Jaqueline Mocellin

Olá, eu sou Jaqueline Mocellin e trabalho no site OBemdito desde dezembro de 2016. Atuo como jornalista e editora. Sou formada em jornalismo pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), pós-graduada em Comunicação, Educação e Artes pela Unipar/Cascavel e atualmente curso Direito na UniAlfa Faculdade. Estou sempre em busca da emoção que o jornalismo pode proporcionar. Sou apaixonada pela minha profissão, levo muito a sério a ética de trabalho e a correta apuração dos fatos.

Recent Posts

Aliado de primeira hora, Pedro Coelho sai fortalecido com vitória de Moro

A eleição de Sérgio Moro (PL) para o Governo do Paraná no primeiro turno fortalece…

4 horas ago

Câmara aprova projeto de gestão climática e prevenção de desastres em Umuarama

A Câmara Municipal de Umuarama realizou duas sessões na tarde desta segunda-feira (5), sendo uma…

5 horas ago

Morador de Serra dos Dourados diz ter sido agredido por 3 homens durante a noite

Um jovem residente no Distrito de Serra dos Dourados relatou ter sido amarrado e agredido…

5 horas ago

Simepar prevê que Umuarama pode ter chuva por 14 dias; temperatura chega a 29ºC

O Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) indica que a chuva pode…

5 horas ago

Umuarama: Homem agride mulher após ela alterar senha do wi-fi no Jardim Cruzeiro

A alteração na senha do wi-fi motivou um caso de violência doméstica no Bairro Jardim…

6 horas ago

Conselho do Idoso reúne participantes em Umuarama para discutir saúde e prevenção

O Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa de Umuarama realizou, na sexta-feira (2), uma…

6 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais