Paraná

Climatempo alerta para chegada de nova frente fria neste final de semana

O Climatempo divulgou um alerta indicando a chegada de uma nova frente fria neste final de semana. A onda de frio deve se estender até o dia 14 de junho e atingirá várias regiões do Brasil.

Junho começou com mudanças bem importantes e significativas no tempo em vários estados do centro-sul brasileiro. No decorrer ainda desta semana, a passagem de uma frente fria, irá reforçar um ar mais frio. Isso acontecerá primeiramente nas áreas do Sul, entre a noite desta quinta (5) e de sexta-feira (6).

Quando começa a frente fria?

O instituto de meteorologia indica que esta primeira massa de ar frio que chega entre quinta e sexta, a princípio, será mais fraca. Ela ajuda a manter as temperaturas ainda baixas sobre o Rio Grande do Sul. Além disso, começa a provocar uma queda mais acentuada nas temperaturas entre Santa Catarina e Paraná.

No domingo (8) ocorre a entrada de outra massa de ar polar, desta vez com uma característica mais forte. O frio deve avançar sobre o continente e trazer uma queda mais acentuada novamente. Entretanto, desta vez a frente fria causará impactos também nas regiões Sudeste, Centro-Oeste e áreas do Norte do país.

Qual a diferença com a massa de ar polar de maio?

De acordo com o Climatempo, esta onda de frio tem características um pouco diferentes da primeira registrada no país na última semana de maio. Ela abrange uma área um pouco menor e não será tão intensa como a primeira frente fria registrada.

Porém, em termos de duração, esta será um pouco maior. Muitos locais irão sentir frio por mais tempo do que a massa de ar polar que encerrou no dia 3 de junho. Contudo, o Climatempo destaca que isto não significa que será menos frio que no último evento.

As áreas em azul-claro no mapa, desde Santa Catarina até o sul de Mato Grosso, terão alguns dias mais gelados e com mínimas e máximas ligeiramente mais baixas ao longo da próxima semana. Novamente, áreas do Norte, podem ter friagem, com temperaturas ligeiramente mais baixas entre AC e o sul de RO – Imagem: Climatempo

Pode nevar?

O risco de neve, em si, é muito menor ao que foi previsto e ao que aconteceu na frente fria do final de maio. “As rodadas mais recentes dos modelos de previsão, indicavam uma chance muito baixa para neve. Porém, restrita novamente a regiões mais altas da Serra Catarinense, como Urupema, São Joaquim e Urubici”, divulgou o Climatempo. A probabilidade é de que a neve aconteça na segunda-feira (9) – caso chegue a nevar.

(Informações: Climatempo)

Jaqueline Mocellin

Recent Posts

Jaú de 100 quilos capturado no Rio Ivaí bate recorde e é oficialmente o maior do Brasil

Pescador de Maringá tem captura homologada pela BGFA Recordes e conquista dois títulos nacionais

35 minutos ago

PCPR prende veterinário que prescreveu 112,6 mil frascos de cetamina em 4 anos

A substância é um medicamento veterinário que estava sendo utilizada como droga alucinógena

1 hora ago

BPFron apreende 3,5 toneladas de maconha e recupera caminhonete furtada em Umuarama

Ação integrada apreende droga, cigarros e recupera veículo carregado em Mundo Novo (MS)

2 horas ago

Concessionária Uvel promove liquidação histórica com Operação Limpa Pátio

Campanha oferece descontos inéditos, bônus na troca e condições de fábrica

2 horas ago

Quatro homens morrem em confronto com a Rone no Paraná

Suspeitos reagiram à abordagem policial em Piraquara; grupo era investigado por furto a imóvel de…

2 horas ago

Colisão traseira derruba motociclista na PR-482 durante lentidão no trânsito

Colisão traseira ocorreu na manhã desta quinta (4), entre Maria Helena e Umuarama

3 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais