Paraná

UEM encerra inscrições para Vestibular de Inverno nesta quarta-feira

As inscrições para o Vestibular de Inverno 2025 da Universidade Estadual de Maringá (UEM) terminam nesta quarta-feira, dia 4 de junho, às 23h59. Os interessados devem acessar o site oficial da universidade para preencher o formulário e conferir o edital completo, que reúne todas as informações necessárias sobre o processo seletivo.

A taxa de inscrição, no valor de R$ 194, pode ser paga até o dia 6 de junho por meio de código PIX. O edital com a relação das inscrições homologadas e não homologadas será divulgado em 13 de junho. Este vestibular será o primeiro a selecionar estudantes para ingresso no ano letivo de 2026 na instituição.

A UEM oferta 936 vagas para cursos de graduação presenciais e gratuitos. Os cursos estão distribuídos entre o câmpus sede, em Maringá, e os câmpus regionais localizados em Cianorte, Cidade Gaúcha, Goioerê, Ivaiporã e Umuarama. Do total de vagas, 594 são destinadas à ampla concorrência e 342 reservadas a candidatos que se enquadram nas políticas de ações afirmativas da universidade.

As provas estão marcadas para o dia 13 de julho e serão aplicadas em 13 municípios do Paraná, entre eles Maringá, Curitiba, Apucarana, Ponta Grossa, Campo Mourão, Cascavel e outras cidades do interior do estado.

Desde 2023, o processo seletivo da UEM não exige mais a prova de conhecimentos específicos. Com essa mudança, o candidato pode escolher até três cursos diferentes, mesmo que sejam de áreas distintas. A redação passou a valer 120 pontos, e mesmo que o estudante não pontue nas questões objetivas, sua redação será corrigida. A desclassificação automática só ocorre em caso de ausência no dia da prova ou nota zero na redação.

Outras informações sobre o vestibular estão disponíveis no site oficial do processo seletivo, no aplicativo Vestibular UEM e no perfil da universidade no Instagram, @oficialuem. Em caso de dúvidas, é possível entrar em contato pelos telefones e e-mails divulgados pela instituição. O resultado final será publicado no dia 8 de agosto.

(OBemdito com informações AEN)

Rodrigo Mello

Formado em Jornalismo pelo Centro Universitário de Pato Branco (Unidep), tem especialização em Docência e Gestão do Ensino Superior pela Universidade Paranaense (Unipar). Com 23 anos de experiência, trabalhou em portais de notícia, assessoria de imprensa, TV e rádio. Foi assessor parlamentar na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) e secretário municipal de Comunicação entre os anos de 2010 e 2013. Atualmente, é jornalista no portal OBemdito, onde escreve sobre política, educação, saúde, cidadania e segurança pública.

Recent Posts

Ginástica Rítmica da Unipar faz apresentação gratuita de espetáculo no dia 13

Evento gratuito marca o encerramento das atividades de 2025 e reúne cerca de 105 crianças…

5 horas ago

Solenidade oficializa Dom Frei Pedro Cesário Palma como bispo diocesano de Jardim

O religioso, que atuava em Umuarama, assumiu oficialmente a missão de bispo diocesano

5 horas ago

Apesar de apelo nacional, paralisação de caminhoneiros em Umuarama é incerta

Chamado impulsionado por vídeos divide a categoria, que teme uso político do movimento

5 horas ago

Programação de Natal movimenta Cruzeiro do Oeste com espetáculos e passeio do Papai Noel

Cidade recebe atrações culturais, espetáculo teatral e passeio do Bom Velhinho pelo comércio

5 horas ago

Ação entrega óculos gratuitamente para alunos da rede municipal de Umuarama

O projeto atendeu mais de 6.500 alunos e garantiu a entrega dos óculos para os…

6 horas ago

Medo de ataque escolar leva mãe a entregar armas em igreja no Paraná

PM apreendeu facas, machadinha, socos-ingleses e máscaras após denúncia

6 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais