Paraná

UEM encerra inscrições para Vestibular de Inverno nesta quarta-feira

As inscrições para o Vestibular de Inverno 2025 da Universidade Estadual de Maringá (UEM) terminam nesta quarta-feira, dia 4 de junho, às 23h59. Os interessados devem acessar o site oficial da universidade para preencher o formulário e conferir o edital completo, que reúne todas as informações necessárias sobre o processo seletivo.

A taxa de inscrição, no valor de R$ 194, pode ser paga até o dia 6 de junho por meio de código PIX. O edital com a relação das inscrições homologadas e não homologadas será divulgado em 13 de junho. Este vestibular será o primeiro a selecionar estudantes para ingresso no ano letivo de 2026 na instituição.

A UEM oferta 936 vagas para cursos de graduação presenciais e gratuitos. Os cursos estão distribuídos entre o câmpus sede, em Maringá, e os câmpus regionais localizados em Cianorte, Cidade Gaúcha, Goioerê, Ivaiporã e Umuarama. Do total de vagas, 594 são destinadas à ampla concorrência e 342 reservadas a candidatos que se enquadram nas políticas de ações afirmativas da universidade.

As provas estão marcadas para o dia 13 de julho e serão aplicadas em 13 municípios do Paraná, entre eles Maringá, Curitiba, Apucarana, Ponta Grossa, Campo Mourão, Cascavel e outras cidades do interior do estado.

Desde 2023, o processo seletivo da UEM não exige mais a prova de conhecimentos específicos. Com essa mudança, o candidato pode escolher até três cursos diferentes, mesmo que sejam de áreas distintas. A redação passou a valer 120 pontos, e mesmo que o estudante não pontue nas questões objetivas, sua redação será corrigida. A desclassificação automática só ocorre em caso de ausência no dia da prova ou nota zero na redação.

Outras informações sobre o vestibular estão disponíveis no site oficial do processo seletivo, no aplicativo Vestibular UEM e no perfil da universidade no Instagram, @oficialuem. Em caso de dúvidas, é possível entrar em contato pelos telefones e e-mails divulgados pela instituição. O resultado final será publicado no dia 8 de agosto.

(OBemdito com informações AEN)

Rodrigo Mello

Formado em Jornalismo pelo Centro Universitário de Pato Branco (Unidep), tem especialização em Docência e Gestão do Ensino Superior pela Universidade Paranaense (Unipar). Com 23 anos de experiência, trabalhou em portais de notícia, assessoria de imprensa, TV e rádio. Foi assessor parlamentar na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) e secretário municipal de Comunicação entre os anos de 2010 e 2013. Atualmente, é jornalista no portal OBemdito, onde escreve sobre política, educação, saúde, cidadania e segurança pública.

Recent Posts

As dramáticas viagens de ‘jardineira’ de antigamente davam medo!

Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...

10 horas ago

Mãe convive apenas sete dias com a filha recém-nascida e morre de câncer

Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…

11 horas ago

Umuaramense revela santuário subaquático com peixes gigantes no Rio Paraná; vídeo

Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…

12 horas ago

Simepar prevê tempestades em Umuarama ainda neste domingo; confira previsão

Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…

13 horas ago

Dor e comoção marcam a morte de jovem atropelado em Umuarama

A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…

15 horas ago

Aos 84 anos, fã passa 15 horas em pé para ver Eduardo Costa no Verão Maior; vídeo dançante

O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…

16 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais