Fotos e vídeo: Danilo Martins/OBemdito
Uma simulação de acidente de trânsito está sendo realizada na manhã desta sexta-feira (30) no centro de Umuarama. A iniciativa marca o encerramento da campanha maio Amarelo na cidade e mobilizou várias equipes de forças de segurança.
A encenação está acontecendo no entorno da Praça Miguel Rossafa e segue todos os protocolos operacionais. Os órgãos de segurança participantes são a Polícia Militar (PM), Polícia Civil (PCPR), Corpo de Bombeiros, Samu, Guarda Municipal, Ciretran, Polícia Científica/Instituto Médico-Legal (IML) e agentes de trânsito.
De acordo com a PM, a atividade inclui figurantes representando familiares dos envolvidos no acidente e cenas com veículos capotados. Além disso, há simulação de vítimas encarceradas e de pessoas em óbito, buscando realismo para fins educativos.
A princípio, a simulação está surtindo efeito. Várias pessoas que passavam pela praça Miguel Rossafa pararam para assistir as equipes desenvolvendo os protocolos de atendimento à ocorrência. O público acompanha atentamente cada detalhe da encenação do acidente.
A PM informa que ninguém precisa se preocupar, pois se trata apenas de um exercício simulado, sem risco real envolvido. “A ação é fundamental para aprimorar o preparo das equipes e sensibilizar a comunidade sobre a importância do respeito às normas de trânsito”, divulgou a corporação.
Em entrevista a OBemdito, a chefe da 20ª Circunscrição de Trânsito (Ciretran), Cláudia Canalli, afirmou que neste ano a campanha Maio Amarelo teve como foco a redução de mortes e acidentes no trânsito. “É um mês em que realizamos muitas palestras, atividades, blitz e, para fechar com chave de ouro, essa ação envolvendo entidades de segurança. Estamos tentando mostrar à população que precisamos nos unir para que não ocorram tantos acidentes”, disse Cláudia.
Ela lembrou que a maior parte dos acidentes de trânsito acontece por imperícia, imprudência e irresponsabilidade dos motoristas. “Nosso trabalho é de conscientização, pois uma hora pode acontecer na nossa casa”.
O tenente Thiago, do Corpo de Bombeiros, também falou que o objetivo da simulação é conscientizar a população. “Infelizmente este mês foi marcado por diversos acidentes, inclusive com óbitos em Umuarama. E essa ação visa mostrar à população os cuidados básicos”, explicou.
Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...
Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…
Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…
Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…
A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…
O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…
Este site utiliza cookies
Saiba mais