Foto: Danilo Martins/OBemdito
O Hemonúcleo de Umuarama está precisando com urgência de doações de sangue do tipo O negativo (O-). O estoque de bolsas desse hemocomponente está praticamente zerado e a reposição é necessária para atender a demanda local e regional.
Também chamado de ‘doador universal’, o sangue O negativo pode ser transfundido para qualquer receptor. Desta forma, quando há uma situação emergencial e o hospital desconhece o tipo sanguíneo de um paciente, é feita a transfusão do O negativo visando salvar a vida desta pessoa. Por isso sua importância e necessidade de manter o estoque de bolsas sempre dentro de um nível seguro.
De acordo com o diretor do Hemonúcleo de Umuarama, Cláudio Francisconi, o número de doadores está abaixo da média nas últimas semanas. “Estamos em média com 25 doadores por dia. O ideal seriam 35 doações para atender a demanda. Além disso, estamos com o estoque do hemocomponente O negativo quase zerado”, informou.
A situação se agrava ainda mais com a chegada do frio. Tradicionalmente as doações de sangue diminuem nos dias de temperaturas mais baixas. Além da necessidade urgente de doadores de O-, o Hemonúcleo de Umuarama aceita e precisa de doações de sangue de todos os tipos. Os interessados podem conferir abaixo como colaborar.
As doações podem ser agendadas no site do Hemepar PR, garantindo que a pessoa seja atendida em um horário pré-determinado. Além disso, é possível ir diretamente no Hemonúcleo em Umuarama, localizado na Avenida Manaus, 4444, na região do Centro Cívico.
O horário de atendimento para doações é das 08h às 11h30 e das 13h30 às 15h30. Para mais informações e agendamentos, entre em contato pelo telefone (44) 3621-8307.
Homens podem doar sangue a cada dois meses, totalizando até quatro doações por ano, enquanto mulheres podem doar a cada três meses, com um máximo de três doações de sangue anuais. Os requisitos para doação incluem:
Após a coleta, a equipe do banco de sangue fraciona os hemocomponentes (plasma, hemácias, plaquetas e crioprecipitado) para atender diferentes necessidades médicas.
Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...
Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…
Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…
Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…
A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…
O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…
Este site utiliza cookies
Saiba mais