Foto de Stephanie Gertler Stephanie Gertler Publisher do OBemdito

Inmet emite alerta de tempestade para grande parte do Paraná

Inmet Emite Alerta Laranja De Tempestade Grande Parte Do Paraná 3
Foto: Ilustrativa/Asaff Saab de Souza
Foto de Stephanie Gertler
Publicado em 27 de maio de 2025 às 17h43 - Modificado em 28 de maio de 2025 às 07h32

Nesta terça-feira (27), o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta laranja de tempestade válido para cidades de cinco Estados brasileiros, incluindo Umuarama e municípios da região. O aviso entrou em vigor às 10h da manhã e seguirá até às 10h desta quarta-feira (28).

A previsão do Inmet aponta para chuvas com volumes entre 30 e 60 milímetros por hora, podendo alcançar de 50 a 100 milímetros ao longo do dia. Os ventos devem variar entre 60 e 100 km/h e há possibilidade de queda de granizo em diversas localidades afetadas.

De acordo com o Instituto, os efeitos desse tipo de tempestade podem incluir cortes de energia elétrica, danos em plantações, queda de árvores e alagamentos. Sendo assim, o alerta laranja representa um nível de risco considerado moderado a alto, exigindo atenção da população.

Inmet Emite Alerta Laranja De Tempestade Grande Parte Do Paraná 2
Áreas do Paraná que podem ser atingidas pelo alerta laranja de tempestade emitido pelo Inmet.

Recomendações de segurança

Para minimizar os riscos, o Inmet orienta a população a adotar medidas de segurança durante o período de instabilidade. Uma das principais recomendações é evitar se abrigar sob árvores, já que há risco tanto de quedas quanto de descargas elétricas. A recomendação é para que os motoristas evitem estacionar seus veículos próximos a torres de transmissão ou placas de propaganda, pois a força do vento pode derrubá-las.

Além disso, recomenda-se desligar aparelhos elétricos e, se possível, o disjuntor geral de energia, a fim de reduzir as chances de acidentes com eletricidade durante as tempestades.

Leia também: Inmet emite alerta de perigo para queda de temperatura a partir desta quarta-feira

Contatos de emergência

Em situações de emergência, a orientação é acionar a Defesa Civil pelo telefone 199 ou o Corpo de Bombeiros pelo número 193. Esses canais estão disponíveis para atender ocorrências relacionadas a alagamentos, quedas de árvores, destelhamentos, bem como qualquer outro tipo de incidente provocado pelas condições climáticas adversas.

O alerta segue valendo até a manhã de quarta-feira. Portanto, os moradores das áreas atingidas devem se manter atentos às atualizações meteorológicas.

Inmet Emite Alerta Laranja De Tempestade Grande Parte Do Paraná
Alerta pode atingir diferentes regiões do Brasil. (Imagens: Inmet)

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.

Foto de Stephanie Gertler

Stephanie Gertler

Fotógrafa há mais de 16 anos, graduada em Jornalismo pela Universidade Tuiuti do Paraná, em Curitiba. Atualmente, atua como jornalista no OBemdito.