Brasil

Inmet emite alerta de perigo para queda de temperatura a partir desta quarta-feira

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta laranja para queda acentuada de temperatura, indicando risco à saúde da população. O aviso, classificado como de “perigo”, atinge 7 estados – incluindo todo o Paraná – e prevê uma redução superior a 5ºC nas temperaturas. O alerta entra em vigor à 0h01 desta quarta-feira (28) e segue até as 10h da quinta-feira (29).

A queda brusca nas temperaturas se deve à chegada de uma frente fria que vai atuar em diversas regiões do Brasil durante a última semana de maio. Os efeitos podem se estender até os primeiros dias de junho. Cidades como São Paulo, Curitiba, Porto Alegre e Campo Grande devem registrar mínimas abaixo de 10ºC nesse período.

Dois avisos sucessivos: entenda o impacto

O Inmet emitiu dois alertas sucessivos relacionados à queda de temperatura. Ambos são considerados de nível “perigo”, devido ao potencial impacto na saúde da população e na rotina de quem vive nas regiões afetadas. As informações fazem parte da plataforma Alert-AS, do Centro Virtual para Avisos de Eventos Meteorológicos Severos.

  • Primeiro aviso: abrange o período entre os dias 28 e 29 de maio, com efeito previsto no Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, partes do estado de São Paulo, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Rondônia.
  • Segundo aviso: cobre o intervalo entre 29 e 30 de maio, afetando outras partes de São Paulo, além do Rio de Janeiro, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Rondônia, Amazonas e Acre.

Onda polar avança com força

O sistema de origem polar, que tem trajetória continental, vai começar atuando no Sul e depois avançar para outras regiões do país. A previsão indica que o frio chegará em duas ondas distintas:

  • Primeira onda: a frente fria começa a avançar na terça-feira (27), provocando chuvas no Sul e gerando instabilidades em São Paulo e no Mato Grosso.
  • Segunda onda: entre os dias 31 de maio e 1º de junho, há previsão de reforço no ar polar, o que deve acentuar a queda de temperatura no Sudeste e no Centro-Oeste.

Regiões sob influência da frente fria

De acordo com o alerta do Inmet, as áreas que podem ser impactadas pela queda significativa nas temperaturas incluem regiões do Sul, Sudeste, Centro-Oeste e parte da região Norte. As localidades afetadas são:

  • Paraná: Norte Pioneiro Paranaense, Metropolitana de Curitiba, Centro Ocidental Paranaense, Noroeste Paranaense, Norte Central Paranaense. Sudoeste Paranaense, Oeste Paranaense, Sudeste Paranaense, Centro Oriental Paranaense, Centro-Sul Paranaense.
  • Santa Catarina: Oeste Catarinense, Vale do Itajaí, Grande Florianópolis, Norte Catarinense, Sul Catarinense.
  • Rio Grande do Sul: Sudoeste Rio-grandense, Noroeste Rio-grandense, Centro Ocidental Rio-grandense, Metropolitana de Porto Alegre, Sudeste Rio-grandense, Nordeste Rio-grandense, Centro Oriental Rio-grandense.
  • São Paulo: Presidente Prudente, Bauru, Araçatuba, Marília, Itapetininga, Assis, Litoral Sul Paulista.
  • Mato Grosso do Sul: Leste de Mato Grosso do Sul, Centro Norte de Mato Grosso do Sul, Sudoeste de Mato Grosso do Sul, Pantanais Sul Mato-grossense, Centro-Sul Mato-grossense.
  • Mato Grosso: Sudeste Mato-grossense, Sudoeste Mato-grossense, Norte Mato-grossense.
  • Rondônia: Leste Rondoniense.
  • Outras regiões: Madeira-Guaporé.

Prevenção e cuidados

Diante do alerta, o Inmet recomenda atenção especial com pessoas mais vulneráveis como idosos, crianças e pessoas em situação de rua, que são mais suscetíveis aos efeitos do frio intenso. O órgão também alerta para os cuidados com a saúde, especialmente em relação a doenças respiratórias, que costumam se agravar com a queda acentuada de temperatura.

A recomendação é buscar abrigo adequado, manter-se agasalhado, evitar mudanças bruscas de temperatura e ficar atento aos boletins meteorológicos nos próximos dias.

Leia também: Defesa Civil alerta para temporais no Paraná e Inmet avisa sobre queda de temperatura

Stephanie Gertler

Fotógrafa há mais de 16 anos, graduada em Jornalismo pela Universidade Tuiuti do Paraná, em Curitiba. Atualmente, atua como jornalista no OBemdito.

Recent Posts

As dramáticas viagens de ‘jardineira’ de antigamente davam medo!

Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...

6 horas ago

Mãe convive apenas sete dias com a filha recém-nascida e morre de câncer

Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…

6 horas ago

Umuaramense revela santuário subaquático com peixes gigantes no Rio Paraná; vídeo

Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…

7 horas ago

Simepar prevê tempestades em Umuarama ainda neste domingo; confira previsão

Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…

8 horas ago

Dor e comoção marcam a morte de jovem atropelado em Umuarama

A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…

10 horas ago

Aos 84 anos, fã passa 15 horas em pé para ver Eduardo Costa no Verão Maior; vídeo dançante

O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…

11 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais