Paraná

Massa de ar polar trará frio intenso e chuva ao Sul nesta semana; vídeo

O início da última semana de maio será marcado por contrastes no clima brasileiro. A primeira grande onda de frio do ano avança sobre o Sul a partir desta terça-feira (27), trazendo chuva forte e queda brusca de temperatura, enquanto outras regiões do país seguem com calor ou chuvas típicas de fim de outono.

No Rio Grande do Sul e em Santa Catarina, um sistema de baixa pressão combinado a ventos do Sul provocará pancadas fortes, raios e ventania, sobretudo nas regiões oeste e central. Porto Alegre também pode registrar chuvas moderadas a fortes. O Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) emitiu alerta moderado para risco de enchentes em Uruguaiana, Santa Maria e Santa Cruz do Sul.

No Paraná, o tempo deve permanecer firme nesta terça, com temperaturas em elevação, mas a partir de quarta-feira (28) as mínimas deverão cair para perto de 0 °C em áreas do Centro-Sul e do Sudeste do estado, chegando a negativo no extremo Sul. A faixa Norte paranaense, até então quente, verá mínimas em torno de 4 °C.

O sol aparecerá em todas as regiões, o que fará as temperaturas subirem no período da tarde. Elas podem chegar a 30°C no Norte, Noroeste, Oeste e Sudoeste, com destaque para Capanema, Guaíra e Loanda. Nestas regiões, a umidade relativa do ar estará baixa.

O meteorologista Leonardo Furlan, do Simepar, explica que duas frentes frias vão cruzar o país esta semana. A primeira chega nesta terça e provoca chuva no Sul e instabilidade em São Paulo e Mato Grosso. A segunda, entre os dias 31 e 1º de junho, intensifica o ar polar, gerando novo declínio de temperatura no Sudeste e no Centro-Oeste.

Em partes de Santa Catarina e no Rio Grande do Sul, onde a umidade permanecer alta, há até chance de geada e neve. “Quem reclamou do frio ameno até agora poderá finalmente comemorar: a massa polar será intensa e ampla”, afirma Furlan.

No Norte, a incursão do ar frio desencadeia friagem — queda rápida de temperatura — em Rondônia, Acre e sul do Amazonas. As outras áreas do Norte e o Nordeste terão chuva moderada a forte no litoral da Bahia, Sergipe e Alagoas, além de pancadas isoladas entre Maranhão e Piauí. Interior do Nordeste e Tocantins permanecem secos, com umidade abaixo de 30% em Pernambuco, sul do Piauí e oeste da Bahia.

Nesta segunda-feira (26), o tempo seco predomina em São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais, com calor à tarde e umidade variável. O interior paulista, oeste mineiro e Centro-Oeste enfrentam umidade relativa abaixo de 30%, enquanto o litoral capixaba pode ter chuvas fortes isoladas.

A hipótese de formação de um ciclone extratropical no Atlântico, próxima à costa gaúcha, na quinta-feira (29), preocupa especialistas por causar rajadas de até 100 km/h e ressaca no litoral do Sul e Sudeste. Ainda há incertezas sobre a intensidade e o trajeto do sistema, segundo a meteorologista Estael Sias, da MetSul Meteorologista.

Entre quarta e o início de junho, o Brasil viverá cenas simultâneas de frio rigoroso no Sul e calor em outras regiões — a instabilidade climática típica da transição de estações. Com termômetros despencando e chuva forte, o Sul entra oficialmente no inverno meteorológico.

Rudson de Souza

Recent Posts

Avião que seguia para Curitiba cai no litoral de SC; duas pessoas ficam gravemente feridas

Duas pessoas ficaram gravemente feridas após a queda de um avião de pequeno porte na…

10 horas ago

Criminosos furtam cerca de 750 quilos de sal mineral de depósito em Cafezal do Sul

Um furto de grandes proporções mobilizou a Polícia Militar na tarde desta segunda-feira (6), em…

11 horas ago

Jovem perde o controle de carro e bate em poste em frente ao 25º BPM, em Umuarama

Uma jovem de 18 anos escapou sem ferimentos após perder o controle do carro e…

11 horas ago

Casos de violência doméstica mobilizam a Polícia Militar em Umuarama e Altônia

Duas ocorrências de violência doméstica registradas nesta segunda-feira (6) mobilizaram equipes da Polícia Militar em…

11 horas ago

Após feminicídio, bebê de um ano é encontrado mamando no peito da mãe

Uma cena que chocou até os policiais marcou um caso de feminicídio registrado na madrugada…

12 horas ago

Sicoob anuncia a ampliação de recursos disponibilizados ao produtor rural

Após o lançamento do novo Plano Safra pelo governo federal, o Sicoob Sistema de Cooperativas…

12 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais