Foto: Assessoria PMU
Quase 3 toneladas de eletroeletrônicos inservíveis – ou ainda funcionais, porém ultrapassados – foram entregues na ação ambiental E-Lixo, na última sexta-feira (15), em Umuarama.
A organização foi do Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento (Sescap) do Paraná, em parceria com a Diretoria do Meio Ambiente da Prefeitura, a Universidade Paranaense (Unipar), Universidade Alfa (UniAlfa), clube de serviço Rotaract, o Instituto Federal do Paraná (IFPR) e o Serviço Social do Comércio (Sesc/Umuarama).
O mau tempo atrapalhou um pouco a ação, mesmo assim muitas pessoas compareceram para dar a destinação correta ao lixo eletrônico.
“Recebemos muitos televisores de tubo, alguns de tela plana, computadores velhos, impressoras e celulares, além de cabos e equipamentos de som. Também recolhemos 42 quilos de pilhas velhas, que também representam um material perigoso para o meio ambiente”, disse o diretor de Meio Ambiente da Prefeitura, Rubens Sampaio.
Parte dos materiais recolhidos – como peças de computador – serão reaproveitadas pelos parceiros, em oficinas educacionais, e doados em entidades. Os materiais inservíveis foram transportados até o aterro sanitário municipal, onde serão classificados e encaminhados para reciclagem pela Cooperativa dos Trabalhadores e Prestadores de Serviços da Reciclagem de Resíduos Sólidos de Umuarama (Cooperuma).
O foco da campanha é o descarte adequado do lixo eletrônico (aparelhos, peças e acessórios de informática, etc.). “Além do recolhimento dos resíduos, o evento também é importante para a conscientização sobre o descarte correto desse material, que pode ser muito prejudicial se jogado direto no meio ambiente”, disse Sampaio.
Em Umuarama, continuou o diretor, já funciona a coleta seletiva semanal em toda a cidade e nos distritos. “Uma vez por semana a população pode descartar eletroeletrônicos, que são recolhidos e tratados de forma adequada, além de gerar renda aos associados da cooperativa”, completou Sampaio.
(Assessoria PMU)
Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...
Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…
Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…
Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…
A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…
O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…
Este site utiliza cookies
Saiba mais