Foto: Edson Rodrigues/Secretaria de Meio Ambiente de Icaraíma

Paraná

Feriadão teve muitos turistas nas prainhas do balneário de Porto Camargo

Foto: Edson Rodrigues/Secretaria de Meio Ambiente de Icaraíma
Feriadão teve muitos turistas nas prainhas do balneário de Porto Camargo
Jaqueline Mocelin
OBemdito
13 de outubro de 2021 20h14

Apesar da chuva no final de semana e da baixa temperatura na região sul, o feriadão de 12 de outubro foi muito movimentado no Balneário Porto Camargo, em Icaraíma/PR. Os banhistas ignoraram as recomendações de Segurança Sanitária, que ainda estão em vigor no estado por causa da pandemia do novo coronavírus, e aproveitaram a prainha do Meião.

Um grande público da região noroeste do Paraná e de diversas cidades do Mato Grosso do Sul lotaram as prainhas de água doce. Foi possível ver famílias inteiras se divertindo ao longo da praia.

Destacando que os principais atrativos turísticos do Balneário Porto Camargo, além das belezas naturais são as prainhas de água doce, passeios de caiaques e a pesca esportiva no Rio Paraná e seus afluentes.

O Balneário fica a 80 quilômetros de Umuarama e a 200 quilômetros de Dourados/MS. Local de fácil acesso, com hotéis e pousadas a preços acessíveis e o cardápio dos restaurantes é bem regional, com pratos preparados com peixes do Rio Paraná.

Para quem adora pescar, o final de semana foi excelente. A chuva dos últimos dias contribuiu e muito para encher o Rio Paraná e seus afluentes, isso apenas 15 dias antes de fechar o período de pesca. Logo vem o período de defeso, quando ocorre a piracema e os peixes parecem ter antecipado a corrida para a desova.

E muitos peixes foram capturados após a enchente dos rios. Uma pena que não houve respeito quanto a quantidade de peixes podem ser pescados e o peso dos mesmos. A pesca predatória compromete o futuro das espécies, mas infelizmente os predadores não atentam para as normas e leis.

Vale lembrar que o Balneário Porto Camargo está às margens do Rio Paraná, na parte norte do Parque Nacional de Ilha Grande, que envolve nove municípios, cinco do lado paranaense – Guaíra, Altônia, São Jorge do Patrocínio, Alto Paraíso e Icaraíma – e quatro do lado sul mato-grossense – Mundo Novo, Eldorado, Itaquiraí e Naviraí.

A Ilha Grande, que deu origem ao nome do parque tem 120 quilômetros de extensão e segundo levantamento da Marinha do Brasil, são cerca de 176 ilhas.

(Reportagem: Lúcio Freire dos Santos – Jornalista filiado a Abrajet/PR)

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.