Foto: Arquivo PMU
A Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente vai ser parceira das entidades envolvidas no evento ambiental E-Lixo, que será no próximo dia 15, em Umuarama. A participação ficou definida em reunião com os demais organizadores – o Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas (Sescap) do Paraná, Universidade Paranaense (Unipar), Universidade Alfa (UniAlfa) e o clube de serviço Rotaract.
O diretor de Meio Ambiente e Aterro Sanitário do município, Rubens Sampaio, lembra que o E-Lixo tem foco no descarte adequado do lixo eletrônico (aparelhos eletroeletrônicos, peças e acessórios de informática). “Além do recolhimento dos resíduos, que poderá ser feito pela população no dia do evento, ele também é importante para a conscientização sobre o descarte correto desse material, que é muito prejudicial se jogado direto no meio ambiente”, disse.
Em Umuarama, continuou o diretor, existe a coleta seletiva feita semanalmente em toda a cidade e nos distritos. “Uma vez por semana a população pode descartar os eletroeletrônicos, que serão recolhidos e tratados de forma adequada e geram renda aos associados da Cooperativa dos Trabalhadores em Serviços na Reciclagem de Resíduos Sólidos de Umuarama, a Cooperuma, que funciona no aterro sanitário municipal”, informou Sampaio.
O E-Lixo acontecerá das 8h às 16h do próximo dia 15, no espaço da Feira do Produtor de quarta-feira (atrás do Estádio Lúcio Pipino, na Avenida Dr. Ângelo Moreira da Fonseca), em comemoração ao Dia do Consumo Consciente. Também haverá coleta de pilhas e baterias inutilizadas no local.
“Normalmente o evento acontece em junho, mas tivemos mudanças devido à situação atípica na saúde – na época a pandemia de covid-19 estava praticamente no auge. Após dois anos sem ser realizada, a ação está de volta”, acrescentou a chefe da Divisão de Controle Ambiental, Fernanda Periard Mantovani, completando que serão seguidas as recomendações preventivas de saúde com o apoio do setor de Vigilância Sanitária do município.
(Assessoria PMU)
Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...
Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…
Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…
Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…
A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…
O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…
Este site utiliza cookies
Saiba mais