Sicred
Instituto Nossa Senhora Aparecida
Redação Publisher do OBemdito

Pesquisa mostra avaliação do prefeito afastado e da Câmara de Umuarama

Entre ótimo e bom, trabalho da Câmara agrada 40,08% da população maior de 16 anos

O prefeito afastado Celso Pozzobom e os dois vereadores mais lembrados pelos eleitores da cidade, Ana Novais e Mateus Barreto
O prefeito afastado Celso Pozzobom e os dois vereadores mais lembrados pelos eleitores da cidade, Ana Novais e Mateus Barreto
Pesquisa mostra avaliação do prefeito afastado e da Câmara de Umuarama
Redação - OBemdito
Publicado em 1 de outubro de 2021 às 20h32 - Modificado em 2 de outubro de 2021 às 11h37
Gastro Umuarama
Atlanta Pneus

A gestão do prefeito afastado Celso Pozzobom é avaliada de forma positiva por 29,96% dos eleitores de Umuarama. O índice de reprovação, porém, é maior que o de aceitação. É o que mostra a pesquisa Ágili, realizada entre os eleitores da cidade, a pedido do OBemdito.

Os números são os seguintes: 6,48% classificaram o trabalho de Pozzobom como ótimo e 23,48% como bom. Outros 27,94% disseram que é regular, 12,96% ruim e 24,70% péssimo. Não souberam ou não quiseram responder, 4,45% dos entrevistados.

O prefeito afastado consegue maior aprovação entre os extratos acima de 45 anos da população. As faixas etárias de 16 a 24 anos e 25 a 34 anos são as que mais desaprovam Pozzobom.

A pesquisa foi realizada nos dias 15, 16 e 17 de setembro. Foram entrevistadas 550 pessoas, todas maiores de 16 anos, nos bairros e no centro da cidade. A margem de erro é de 5% para mais ou para menos.

Celso Pozzobom foi afastado da Prefeitura pelo Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR) no dia 15 de setembro e a pesquisa coincidiu com um monte de grande desgaste para a imagem do prefeito. Ele é acusado pelo Ministério Público de ter voz de comando no esquema criminoso de desvio de dinheiro do Fundo Municipal de Saúde, motivo da Operação Metástase.

O levantamento já estava contratado por OBemdito dias antes do afastamento. Também foram avaliadas as gestões dos governos federal e estadual e outros temas que influenciam diretamente na vida e na economia de Umuarama.

Avaliação dos vereadores

Outro questionamento feito pela empresa de pesquisas aos umuaramenses é sobre o trabalho desenvolvido pela atual Câmara de Vereadores: 7,69% disseram que os integrantes do Legislativo vêm tendo um ótimo desempenho e 32,39% responderam que é bom, o que dá um total de 40,08% de avaliação positiva.

Para 39,27% dos eleitores, a Câmara se apresenta de forma regular, 7,29% ruim e 9,72% péssima. Não souberam ou não quiseram responder 3,64% dos eleitores da amostragem.

Em outra sondagem, um percentual significativo de entrevistados (86%) afirmou não conhecer todos os nove vereadores do município, mas sim apenas alguns deles.

Os vereadores da atual legislatura mais lembrados na pesquisa, sem que os nomes fossem citados pelo entrevistador, foram: Ana Novais (36,13%), Matheus Barreto (31%), Sorrisal (30,07%), Edinei do Esporte (22,12%), Fernando Galmassi (22,08%) Cris das Frutas (21,67%), Clebão (11,22%), Ronaldo (16,03%), Newton Soares (13,78%) e Pé Duro (2,5%). Foi permitido que o entrevistado citasse mais de um nome na resposta.

O fato de terem os nomes lembrados pelo maior número de pessoas não significa necessariamente que o vereador tenha maior aprovação, mas é um indicativo dela.

Pé Duro é representante do distrito de Santa Eliza. A localidade não foi incluída na pesquisa, que contemplou apenas a cidade de Umuarama. Isso pode explicar a baixa lembrança do eleitor ao nome do representante.

Deybson Bitencourt, Jones Vivi, Noel do Pão, Toninho Comparsi e Marcelo Nelli, da legislatura anterior, também foram citados pelos entrevistados, embora não pertençam mais ao quadro legislativo.

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.