Centro de Especialidades Médicas será construído em parceria entre o município e a universidade, com estrutura voltada à assistência, ensino e exames de imagem (Foto reprodução planta de construção)
A Prefeitura de Umuarama, em parceria com a Universidade Paranaense (Unipar), planeja a construção de um novo Centro de Especialidades Médicas no município. A reportagem de OBemdito teve acesso com exclusividade ao projeto preliminar arquitetônico do complexo, que em breve deve ocupar um terreno de 4.268 m² com frente para a avenida Ângelo Moreira da Fonseca, lateral na avenida Amapá e fundos na Duque de Caxias, região central da cidade.
A edificação da Saúde Municipal contará com uma área construída de 6.480 m² distribuída entre quatro pavimentos — subsolo, térreo, segundo e terceiro andar. O objetivo é integrar atendimento médico especializado, estrutura acadêmica para ensino superior e serviços administrativos.
O térreo deve reunir o maior volume de atendimentos, com 50 consultórios médicos e sete salas de procedimento, voltadas a áreas como dermatologia, ortopedia, cirurgia e vascular. Estão previstas também duas salas de triagem, sete salas de exames de imagem, incluindo raio-X, ECG e ultrassonografia, além de espaços de apoio como sala de gesso, laboratório de imagem e área para troca de roupas dos pacientes.
No subsolo, com 1.950 m², estarão concentradas funções operacionais como estacionamento, área de ambulâncias, almoxarifado, cozinha, refeitório, lavanderia, abrigo de resíduos e gerador de energia. O local também terá estrutura de atendimento, incluindo guichês de recepção e agendamento, sanitários e vestiários para funcionários e pacientes.
A proposta ainda contempla ambientes voltados à formação de alunos dos cursos de saúde e especialização da Unipar, com quatro consultórios acadêmicos, sala de estudos, sala de professores e auditório com capacidade para 30 pessoas. A infraestrutura administrativa será composta por salas de coordenação, gestão e arquivo geral.
Todos os pavimentos contam com áreas de espera, salas de enfermagem e espaços de esterilização e expurgo. O projeto assinado pelo escritório de Arquitetura Antonio Abrão segue agora para fases de detalhamento técnico e viabilidade financeira, que devem ser divulgados em breve pela parceria.
À redação, a assessoria de comunicação da Prefeitura informou que ainda não há previsão para o início das obras, nem outros detalhes sobre a construção. Já a assessoria da Unipar, disse que a reitoria ainda está finalizando alguns pontos relacionados à parceria. E, que assim, que toda a documentação estiver concluída, as informações serão repassadas.
Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...
Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…
Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…
Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…
A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…
O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…
Este site utiliza cookies
Saiba mais