Instituto Nossa Senhora Aparecida
Sicred
Marta Paula Publisher do OBemdito

Prefeitura entrega 1º trecho do alargamento da praia de Balneário Camboriú

A obra tem por objetivo passar a faixa de areia de atuais 25 metros, em média, para 70 metros

FOTOS: PREFEITURA DE BALNEÁRIO CAMBORIÚ
FOTOS: PREFEITURA DE BALNEÁRIO CAMBORIÚ
Prefeitura entrega 1º trecho do alargamento da praia de Balneário Camboriú
Marta Paula - OBemdito
Publicado em 28 de setembro de 2021 às 19h59 - Modificado em 29 de setembro de 2021 às 11h16
Gastro Umuarama
Atlanta Pneus

Uma das maiores críticas de que tem visitado Balneário Camboriú nos últimos anos era o encurtamento da faixa de área. No meio da tarde, os prédios altos à beira-mar lançavam sombra nos banhistas, causando uma frustração.

Muitos turistas passaram a se hospedar em outras praias do litoral catarinense. O problema está sendo solucionado e o ritmo é surpreendente. A draga Galileo Galilei consegue jogar no aterro 70 mil metros cúbicos de areia, diariamente.

Em menos de um mês após o início dos trabalhos no trecho, a Prefeitura entregou nesta terça-feira (28) o percurso da praia central que vai da altura da rua 4000 até o molhe da Barra Sul.

A batimetria feita por especialistas contratados para a obra aponta que a declividade da praia neste trecho sul recuperado já é muito próxima da praia original, sendo a medição de 1 para 40, ou seja, a cada quarenta metros avançados para dentro do mar, a profundidade ganha um metro.

A obra tem por objetivo passar a faixa de areia de atuais 25 metros, em média, para 70 metros. Segundo a prefeitura, o trabalho vai permitir, além da proteção da orla contra o avanço das marés, a criação de espaços privilegiados para os moradores e os visitantes.

Espaços ao ar livre para esporte, lazer, uma nova ciclovia e paisagismo diferenciado, serão instalados futuramente. 

Os trabalhos para o alargamento começaram em março deste ano e têm previsão para ficarem prontos em novembro, de olho na alta temporada.

O projeto é executado pela empresa brasileira DTA Engenharia e a belga Jan De Nul, vencedoras da licitação realizada pela Prefeitura de Balneário Camboriú. O investimento deve ser de R$ 66,8 milhões.

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.