Fotos: Arquivo Pessoal
O pequeno Gabriel Viana Goulart, de apenas 7 anos, morador de Nova Olímpia, escreveu e publicou seu primeiro livro, intitulado ‘A Aventura de Lus‘. O processo de produção da obra, incluindo escrita, documentação e regulamentação, levou apenas 35 dias. E o mais impressionante: Gabriel escreveu a história em menos de 7 dias.
A mãe, Andressa Viana Laroca, de 29 anos, contou para OBemdito que o interesse do menino pela educação começou muito cedo, por volta dos 3 anos. “Sempre tivemos cadernos e livros compatíveis com a idade dele. Mas ele queria muito estudar, só que eu não consegui colocá-lo na creche municipal pelo fato de eu não estar trabalhando. Então coloquei ele no Kumon. Hoje ele estuda na Escola Municipal Professora Maria Rodrigues Travaglia”, explicou.
Segundo Andressa, a ideia do livro surgiu de forma espontânea. Gabriel compartilhou com ela uma história que tinha imaginado e, a partir dali, começaram a dar vida ao projeto. Ele criou os personagens, desenhou as ilustrações e definiu as características de cada um.
“Ele fez os desenhos, escolheu as características dos personagens e todo o resto. Jogamos na inteligência artificial para melhorarmos, e assim fizemos várias vezes até ficar do jeitinho que ele imaginava na mente dele”, contou a mãe.
A Aventura de Lus é uma história criada inteiramente por Gabriel. A mãe relata que ele mesmo não sabe explicar de onde surgiu a ideia, mas sabia exatamente como queria que tudo fosse. Em menos de uma semana, o enredo já estava pronto.
A princípio, a ideia era fazer apenas um único exemplar, como lembrança. Mas o entusiasmo de Gabriel foi além do esperado. “Na verdade eu falo que é algo que fugiu do meu controle. Até então iríamos fazer um único livro, só para ele, mas aí ele já começou a querer mais”, relatou Andressa.
Toda a confecção e publicação do livro foram custeadas pela família. Mesmo sendo o primeiro trabalho do pequeno autor, ele já está escrevendo a continuação da história, com novos personagens e mais aventuras.
Ver o filho tão envolvido e realizado com a produção do livro emocionou a mãe. Questionada sobre como se sentiu ao acompanhar de perto todo o processo, Andressa se mostrou tocada.
“É uma emoção inefável ao ver o rostinho dele enquanto observa outra pessoa lendo o livro que ele escreveu. A alegria nos olhinhos dele é a coisa mais linda. Meu filho é uma dádiva, uma benção na minha vida! Ver ele se sentindo realizado não tem preço pra mim. Faria tudo novamente quantas vezes for necessário!”, afirmou.
Os primeiros exemplares de A Aventura de Lus já foram enviados para familiares em Apucarana (PR), São Manoel (SP) e Sorriso (MT). O livro está disponível para venda. Quem quiser adquirir um exemplar pode entrar em contato diretamente com a mãe, Andressa, pelo WhatsApp: (44) 98822-2731.
Além disso, haverá uma feira de lançamento no dia 30 de maio, na Escola de Artes Marciais Valente Hara, localizada na Rua Curitiba, esquina com a Rua Rio Grande do Sul, em Nova Olímpia. Será uma oportunidade para o público conhecer o jovem autor e garantir um exemplar do seu primeiro livro.
Leia também: Tatuador de Umuarama recria aréolas e ajuda mulheres a recuperarem autoestima
Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...
Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…
Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…
Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…
A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…
O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…
Este site utiliza cookies
Saiba mais