Frio intenso deve atingir o Paraná com mínimas de até -2ºC na próxima semana
O Paraná deve enfrentar sua primeira onda de frio intenso de 2025 com previsão de temperaturas negativas em diversas regiões, segundo o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar).
A previsão mais severa é para o município de Inácio Martins, que pode registrar -2ºC na próxima sexta-feira (23).
Outras cidades do centro-sul e dos Campos Gerais também devem enfrentar temperaturas próximas ou abaixo de 0ºC. General Carneiro, Irati, Rio Azul, Rebouças, Fernandes Pinheiro, Pinhão, Bituruna e Teixeira Soares têm previsão de -1ºC.
Já Ponta Grossa, Prudentópolis e Guarapuava devem marcar 0ºC, enquanto Palmas pode registrar 1ºC. Em Curitiba, a mínima esperada para o dia 23 é de 3ºC.
A queda nas temperaturas será abrupta, conforme aponta o Simepar. Em Inácio Martins, por exemplo, a mínima deve cair de 15ºC na quarta-feira (21) para 2ºC na quinta (22), véspera do dia mais frio.
A previsão é de geadas generalizadas nessas regiões, impulsionadas pela chegada de uma massa de ar polar.
A previsão indica o início de uma fase com características típicas de inverno já nas últimas semanas do outono, o que pode afetar setores como agricultura e transporte, além de exigir atenção redobrada com populações vulneráveis.
O IDR-Paraná e o Simepar já iniciou a 31ª edição do Alerta Geada. O serviço opera de maio a setembro com o objetivo de avisar, com antecedência, produtores rurais sobre o risco de danos causados pelo frio.
A meteorologista Ângela Costa, do IDR-Paraná (Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná — Iapar-Emater), repassou mais informações sobre o serviço. De acordo com Ângela, a criação do Alerta Geada teve objetivo, originalmente, de proteger cafezais recém-plantados.
No entanto, atualmente o serviço atende diversas atividades agropecuárias, como avicultura, suinocultura, horticultura e silvicultura, por exemplo. Além disso, a divulgação também beneficia outros setores da economia, como turismo, comércio, mercado financeiro e construção civil.
Durante a vigência do serviço, pesquisadores divulgam diariamente boletins com informações sobre as condições do tempo e a evolução de massas de ar polar no Estado. O Simepar também é responsável por contribuir com as previsões meteorológicas.
As informações podem ser obtidas nos seguintes canais:
– Canal Alerta Geada Paraná nas redes sociais WhatsApp e Telegram
– Aplicativo IDR Clima, disponível no Google Play e na App Store.
– Disque Geada: (43) 3391-4500.
– Página do IDR-Paraná (www.idrparana.pr.gov.br)
– Redes sociais do IDR-Paraná (Instagram, Facebook e LinkedIn): @idrparana.
– Página do Simepar (www.simepar.br).
Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...
Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…
Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…
Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…
A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…
O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…
Este site utiliza cookies
Saiba mais