Umuarama

Captação da Sanepar será ponto final da 23ª Caminhada Ecológica de Umuarama

A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) participará da 23ª edição da Caminhada Ecológica de Umuarama, programada para a primeira quinzena de junho, em celebração aos 70 anos do município e ao Dia Mundial do Meio Ambiente. Neste ano, o trajeto terminará na captação de água do Rio Piava, conforme anunciado pelo secretário municipal de Meio Ambiente, Cláudio Marconi, e pelo gerente regional da Sanepar, Marcos Moretto.

Apesar das obras em andamento no local, a estrutura estará apta a receber com segurança os milhares de participantes esperados. Técnicos da Sanepar estarão na chegada para explicar a importância do Rio Piava no abastecimento da cidade, reforçando a necessidade de preservar os recursos hídricos e adotar hábitos conscientes no uso da água.

O diretor-presidente da Sanepar, Wilson Bley, destacou o compromisso da Companhia com iniciativas de promoção da saúde e qualidade de vida. “Falar sobre os cuidados com a água e o trabalho diário da Sanepar durante um evento voltado à preservação ambiental é uma grande oportunidade”, afirmou.

Entusiasta das ações ambientais, o prefeito Fernando Scanavaca comemorou a inclusão da captação no roteiro da caminhada. “É uma chance de os participantes verem de perto o trabalho feito para levar água tratada às casas e refletirem sobre o papel do cidadão na preservação do meio ambiente”, declarou.

Com cerca de 7,5 quilômetros, o percurso partirá do Shopping Palladium e seguirá pela Estrada Jaborandi até a captação do Rio Piava, localizada em uma área de proteção ambiental. A caminhada deve durar cerca de duas horas.

A captação volta ao roteiro do evento após a liberação de parte das obras de ampliação. Segundo Moretto, no ano passado, o local ficou de fora por razões de segurança. Atualmente, a Sanepar executa um projeto de grande porte que aumentará em 50% a capacidade de produção de água, com investimentos superiores a R$ 41 milhões.

Entre as intervenções estão a construção de uma nova captação com barragens no Rio Piava e no Ribeirão das Araras, a instalação de mais de 14 km de adutoras, uma nova estação de bombeamento, melhorias na estrutura atual e a implantação de uma unidade de gerenciamento do lodo gerado no tratamento da água.

(OBemdito com informações da Sanepar)

Rudson de Souza

Recent Posts

Ginástica Rítmica da Unipar faz apresentação gratuita de espetáculo no dia 13

Evento gratuito marca o encerramento das atividades de 2025 e reúne cerca de 105 crianças…

5 horas ago

Solenidade oficializa Dom Frei Pedro Cesário Palma como bispo diocesano de Jardim

O religioso, que atuava em Umuarama, assumiu oficialmente a missão de bispo diocesano

6 horas ago

Apesar de apelo nacional, paralisação de caminhoneiros em Umuarama é incerta

Chamado impulsionado por vídeos divide a categoria, que teme uso político do movimento

6 horas ago

Programação de Natal movimenta Cruzeiro do Oeste com espetáculos e passeio do Papai Noel

Cidade recebe atrações culturais, espetáculo teatral e passeio do Bom Velhinho pelo comércio

6 horas ago

Ação entrega óculos gratuitamente para alunos da rede municipal de Umuarama

O projeto atendeu mais de 6.500 alunos e garantiu a entrega dos óculos para os…

6 horas ago

Medo de ataque escolar leva mãe a entregar armas em igreja no Paraná

PM apreendeu facas, machadinha, socos-ingleses e máscaras após denúncia

7 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais