Paraná

Postos de saúde abrem neste sábado para a vacina contra a gripe; doses estão liberadas

Neste sábado (10) todos os postos de saúde de Umuarama estarão abertos para aplicar a vacina contra a gripe na população. A Secretaria Municipal de Saúde convida os umuaramense em geral para visitar uma unidade de saúde a fim de receber a dose única da vacina contra a Influenza (gripo comum).

A data marca o ‘Dia D’ da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe. Todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município estarão abertas das 8h às 17h para garantir o acesso à vacina. Pessoas de todas as idades e crianças acima dos 6 meses podem receber a vacina.

A campanha de vacinação teve início em 1º de abril no Paraná. A ação visa ampliar a cobertura vacinal antes do período de maior circulação do vírus da gripe, que ocorre nos meses mais frios do ano.

Neste ano, a vacina contra a Influenza passou a integrar o calendário de vacinação de rotina para três grupos: crianças de 6 meses a menores de 6 anos (5 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes e idosos com 60 anos ou mais.

Grupos priortários

Além desses, a campanha contempla outros grupos prioritários por meio de uma estratégia especial.

São prioritários para receber a vacina as puérperas (mulheres até 45 dias após o parto), povos indígenas e quilombolas e pessoas em situação de rua. Além disso, a iniciativa contempla trabalhadores da saúde, professores do ensino básico e superior, profissionais das Forças Armadas, de Segurança e Salvamento. Bem como, pessoas com deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores do transporte coletivo rodoviário urbano e de longo curso, trabalhadores portuários e dos Correios.

Ainda a população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos em medidas socioeducativas. Por fim, as pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, independentemente da idade.

“Mas neste sábado a vacina está liberada para toda a população acima dos 6 meses de vida, basta procurar a UBS mais próxima”, reforça a secretária de Saúde do município, Lisbeth Scanavaca, que abrirá a vacinação às 8h30 no Posto de Saúde Central.

A secretária orienta a população a comparecer às unidades levando documento de identificação, CPF e, se possível, a carteirinha de vacina.

(Informações: Assessoria PMU)

Jaqueline Mocellin

Olá, eu sou Jaqueline Mocellin e trabalho no site OBemdito desde dezembro de 2016. Atuo como jornalista e editora. Sou formada em jornalismo pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), pós-graduada em Comunicação, Educação e Artes pela Unipar/Cascavel e atualmente curso Direito na UniAlfa Faculdade. Estou sempre em busca da emoção que o jornalismo pode proporcionar. Sou apaixonada pela minha profissão, levo muito a sério a ética de trabalho e a correta apuração dos fatos.

Recent Posts

Dono de burro que precisou de eutanásia é multado em R$ 3 mil pela Polícia Ambiental

A Polícia Militar Ambiental (PMA) de Umuarama aplicou uma multa no valor de R$ 3…

3 horas ago

Condutor de moto fica em estado grave após colisão com ciclista na Estrada Canelinha

Uma colisão envolvendo uma moto e uma bicicleta na noite desta terça-feira (7) em Umuarama…

4 horas ago

A geografia do crime e o desafio para encontrar os suspeitos da chacina de Icaraíma

A inclusão de dois suspeitos da chacina de Icaraíma na lista internacional de procurados da…

5 horas ago

São Jorge do Patrocínio recebe noite de louvor e adoração com o ministério Filhos do Homem

São Jorge do Patrocínio será palco de uma noite dedicada à fé e à música…

6 horas ago

Umuarama: Moto furtada de trabalhador é localizada; confira o vídeo do momento do crime

A Polícia Militar (PM) registrou o furto de uma moto de um jovem trabalhador na…

6 horas ago

Carro e motocicleta se envolvem em acidente em cruzamento de avenidas de Umuarama

Um acidente de trânsito envolvendo um carro e uma motocicleta foi registrado pela Polícia Militar…

6 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais