Foto e vídeo: Danilo Martins/OBemdito
A Polícia Militar do Paraná inaugurou oficialmente, nesta quinta-feira (8), a nova sede da 4ª Companhia do Batalhão de Polícia de Fronteira (BPFron), em Umuarama. A estrutura, avaliada em R$ 3 milhões, foi viabilizada por meio de parceria entre o Ministério Público do Trabalho (MPT) e o Conselho Comunitário de Segurança (Conseg).
O evento contou com a presença de diversas autoridades estaduais e locais. Entre elas, o comandante-geral da PMPR, Coronel Jefferson Silva, que destacou o caráter coletivo da conquista.
“É uma satisfação para nós estarmos aqui entregando as obras da 4ª Companhia do BPFron, que foi forjada por várias mãos, entre elas o Ministério Público do Trabalho, que nos presenteou com essa linda obra, juntamente com o Conseg local, demonstrando a importância da atuação conjunta da comunidade e de todas as autoridades constituídas”, disse.
Para o comandante do BPFron, tenente-coronel Divonsir de Oliveira Santos, com sede em Marechal Cândido Rondon, a nova estrutura trará avanços significativos para a atuação da tropa. “Estamos aqui já há alguns anos fazendo um bom trabalho, mas essa estrutura física traz mais qualidade. Tudo que foi investido – material humano, aprimoramento e esse espaço físico – vem a somar”, afirmou.
O comandante da 4ª Companhia, capitão Namur Hamilton Zandona, frisou que a sede já estava em uso, mas a inauguração oficial marca o encerramento de um ciclo. “Já estávamos nesta sede há alguns meses, mas ainda não havíamos fechado esse ciclo e inaugurado oficialmente. É importantíssimo, pois as pessoas que hoje estão aqui se envolveram diretamente nesse projeto”, disse.
Comandante do 25º BPM de Umuarama, tenente-coronel Cláudio Longo afirmou que a presença do BPFron é estratégica para o enfrentamento à criminalidade. “A importância é muito grande para a Polícia Militar, porque hoje, por meio do Batalhão de Fronteira, reforçamos ainda mais nosso trabalho de segurança”, afirmou.
O prefeito de Umuarama, Fernando Scanavaca, lembrou que a prefeitura doou o terreno onde a nova sede foi construída. Segundo ele, a obra reforça o combate ao crime e beneficia diretamente a população.
“Essa estrutura que está sendo inaugurada, junto com a instalação do Gaeco na última segunda-feira, reforça ainda mais as ações no combate ao crime organizado e a melhoria da qualidade de vida da população”, disse.
Localizada na Avenida Malta, a nova sede conta com 1.120 metros quadrados de área construída em um terreno de 3.900 metros quadrados. O prédio possui alojamentos, salas administrativas, recepção para imprensa, refeitório, sala de aula, sala de audiência, vestiários e um canil.
Durante a cerimônia, foi descerrada a placa inaugural e entregues lembranças às pessoas que contribuíram para a construção da sede. O pastor Perci Fontoura, presidente das Assembleias de Deus no Paraná, fez a bênção do local. A unidade também recebeu uma nova viatura para reforçar o combate aos crimes transfronteiriços.
A 4ª Companhia do BPFron em Umuarama tem se destacado por grandes apreensões de drogas. Em fevereiro deste ano, a unidade realizou a maior apreensão de crack e maconha do Brasil. A carga milionária, escondida em uma mata em Iporã, somou 525 quilos de crack e 5 toneladas de maconha, totalizando R$ 16,7 milhões.
“Os policiais aqui são muito bem alinhados com o comando da Companhia e da Polícia Militar do Paraná, com o objetivo de produzir mais e garantir a melhor segurança para as pessoas de bem”, afirmou o tenente-coronel Divonsir.
Segundo o comandante da PM do Paraná, a unidade deve receber reforço de efetivo em breve. “Temos um concurso em andamento, com mais dois mil policiais, e com certeza estaremos privilegiando essa região após a formatura”, informou.
Para o capitão Namur Zandona, a nova sede permitirá intensificar as ações de patrulhamento e repressão ao crime. “O BPFron hoje é uma referência de treinamento para outros estados. Outras tropas vêm até aqui para realizar operações em conjunto”, destacou.
Além do comando da PMPR, participaram da cerimônia o chefe da 7ª SDP de Umuarama, Gabriel Menezes; os promotores Diego Gimenez e André Melati (MPT); o presidente do Conseg, Arlindo Vieira; o presidente da Câmara, Luiz Antônio Caviquioli (PP); a presidente da Aciu, Carla Frasquette; o presidente da comissão de duplicação da PR-323, Sérgio Frederico; o reitor da Unipar, Carlos Eduardo Garcia, além de representantes do Judiciário e outras autoridades regionais.
Um roubo em uma barraca de lanches foi registrado na noite de domingo (18) no…
Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...
Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…
Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…
Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…
A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…
Este site utiliza cookies
Saiba mais