Cotidiano

Nova sede da 4ª Companhia do BPFron é inaugurada em Umuarama

A Polícia Militar do Paraná inaugurou oficialmente, nesta quinta-feira (8), a nova sede da 4ª Companhia do Batalhão de Polícia de Fronteira (BPFron), em Umuarama. A estrutura, avaliada em R$ 3 milhões, foi viabilizada por meio de parceria entre o Ministério Público do Trabalho (MPT) e o Conselho Comunitário de Segurança (Conseg).

O evento contou com a presença de diversas autoridades estaduais e locais. Entre elas, o comandante-geral da PMPR, Coronel Jefferson Silva, que destacou o caráter coletivo da conquista.

“É uma satisfação para nós estarmos aqui entregando as obras da 4ª Companhia do BPFron, que foi forjada por várias mãos, entre elas o Ministério Público do Trabalho, que nos presenteou com essa linda obra, juntamente com o Conseg local, demonstrando a importância da atuação conjunta da comunidade e de todas as autoridades constituídas”, disse.

Sede qualifica atuação contra o crime

Para o comandante do BPFron, tenente-coronel Divonsir de Oliveira Santos, com sede em Marechal Cândido Rondon, a nova estrutura trará avanços significativos para a atuação da tropa. “Estamos aqui já há alguns anos fazendo um bom trabalho, mas essa estrutura física traz mais qualidade. Tudo que foi investido – material humano, aprimoramento e esse espaço físico – vem a somar”, afirmou.

O comandante da 4ª Companhia, capitão Namur Hamilton Zandona, frisou que a sede já estava em uso, mas a inauguração oficial marca o encerramento de um ciclo. “Já estávamos nesta sede há alguns meses, mas ainda não havíamos fechado esse ciclo e inaugurado oficialmente. É importantíssimo, pois as pessoas que hoje estão aqui se envolveram diretamente nesse projeto”, disse.

Segurança regional fortalecida com o BPFron de Umuarama

Comandante do 25º BPM de Umuarama, tenente-coronel Cláudio Longo afirmou que a presença do BPFron é estratégica para o enfrentamento à criminalidade. “A importância é muito grande para a Polícia Militar, porque hoje, por meio do Batalhão de Fronteira, reforçamos ainda mais nosso trabalho de segurança”, afirmou.

O prefeito de Umuarama, Fernando Scanavaca, lembrou que a prefeitura doou o terreno onde a nova sede foi construída. Segundo ele, a obra reforça o combate ao crime e beneficia diretamente a população.

“Essa estrutura que está sendo inaugurada, junto com a instalação do Gaeco na última segunda-feira, reforça ainda mais as ações no combate ao crime organizado e a melhoria da qualidade de vida da população”, disse.

Foto e vídeo: Danilo Martins/OBemdito

Estrutura ampla e moderna

Localizada na Avenida Malta, a nova sede conta com 1.120 metros quadrados de área construída em um terreno de 3.900 metros quadrados. O prédio possui alojamentos, salas administrativas, recepção para imprensa, refeitório, sala de aula, sala de audiência, vestiários e um canil.

Durante a cerimônia, foi descerrada a placa inaugural e entregues lembranças às pessoas que contribuíram para a construção da sede. O pastor Perci Fontoura, presidente das Assembleias de Deus no Paraná, fez a bênção do local. A unidade também recebeu uma nova viatura para reforçar o combate aos crimes transfronteiriços.

BPFron de Umuarama é destaque em apreensões

A 4ª Companhia do BPFron em Umuarama tem se destacado por grandes apreensões de drogas. Em fevereiro deste ano, a unidade realizou a maior apreensão de crack e maconha do Brasil. A carga milionária, escondida em uma mata em Iporã, somou 525 quilos de crack e 5 toneladas de maconha, totalizando R$ 16,7 milhões.

“Os policiais aqui são muito bem alinhados com o comando da Companhia e da Polícia Militar do Paraná, com o objetivo de produzir mais e garantir a melhor segurança para as pessoas de bem”, afirmou o tenente-coronel Divonsir.

Segundo o comandante da PM do Paraná, a unidade deve receber reforço de efetivo em breve. “Temos um concurso em andamento, com mais dois mil policiais, e com certeza estaremos privilegiando essa região após a formatura”, informou.

Referência em treinamentos

Para o capitão Namur Zandona, a nova sede permitirá intensificar as ações de patrulhamento e repressão ao crime. “O BPFron hoje é uma referência de treinamento para outros estados. Outras tropas vêm até aqui para realizar operações em conjunto”, destacou.

Autoridades presentes

Além do comando da PMPR, participaram da cerimônia o chefe da 7ª SDP de Umuarama, Gabriel Menezes; os promotores Diego Gimenez e André Melati (MPT); o presidente do Conseg, Arlindo Vieira; o presidente da Câmara, Luiz Antônio Caviquioli (PP); a presidente da Aciu, Carla Frasquette; o presidente da comissão de duplicação da PR-323, Sérgio Frederico; o reitor da Unipar, Carlos Eduardo Garcia, além de representantes do Judiciário e outras autoridades regionais.

Rodrigo Mello

Formado em Jornalismo pelo Centro Universitário de Pato Branco (Unidep), tem especialização em Docência e Gestão do Ensino Superior pela Universidade Paranaense (Unipar). Com 23 anos de experiência, trabalhou em portais de notícia, assessoria de imprensa, TV e rádio. Foi assessor parlamentar na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) e secretário municipal de Comunicação entre os anos de 2010 e 2013. Atualmente, é jornalista no portal OBemdito, onde escreve sobre política, educação, saúde, cidadania e segurança pública.

Recent Posts

‘Danoninho’ conquista ouro em campeonato internacional de jiu-jítsu em Curitiba

O atleta Nycollas Matheus, de 10 anos, voltou a colocar o nome de Umuarama em…

13 minutos ago

PCPR fecha ponto de tráfico e conduz dois homens e adolescente em Cruzeiro do Oeste

A Polícia Civil do Paraná fechou um ponto de tráfico de drogas e prendeu dois…

29 minutos ago

Garis de Umuarama sofrem acidentes com agulhas e seringas descartadas no lixo comum

O descarte inadequado de agulhas, seringas e outros materiais perfurocortantes têm causado acidentes de trabalho…

55 minutos ago

Licença de Ademir Cabeção vence e notificação para cassação segue sem sucesso

A licença do vereador Ademir Leite da Silva (PL), conhecido como Ademir Cabeção, expirou na…

1 hora ago

Homem morre em grave acidente envolvendo três veículos na PR-239

Um grave acidente de trânsito registrado na tarde desta terça-feira (7) deixou um homem morto…

2 horas ago

Prefeitos da Amerios cobram mais agilidade na transferência de pacientes pela Central de Leitos

Prefeitos da Associação dos Municípios do Entre Rios (Amerios) se reuniram nesta terça-feira com o…

2 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais