Paraná

Temporais no fim de semana provocam queda na temperatura no Paraná

O fim de semana terá temporais no Paraná, que provocarão queda na temperatura, mas o Estado terá um pouco das quatro estações. A sexta-feira (09) será de calor intenso. O sábado (10) terá temporais e logo em seguida o frio volta ao Estado, com previsão inclusive de geada domingo (11).

Tudo isso ocorre devido a passagem de uma intensa frente fria, que fará as temperaturas máximas acima de 30°C do fim da tarde de sexta irem para 20°C no fim da tarde de domingo em várias regiões paranaenses. 

De acordo com o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), na sexta-feira pela manhã as tempestades associadas à frente fria atuam sobre as regiões Oeste, Sudoeste e Sul do Estado com previsão de chuva intensa, muitas trovoadas e rajadas de vento severas, que poderão ultrapassar os 70 km/h. Nestas regiões, somente na sexta o acumulado previsto de chuva é de 20 a 40mm. 

“Entre a tarde e à noite, a frente fria avança para as demais regiões paranaenses, porém a intensidade dos temporais será menor. Mesmo assim, há previsão de chuva intensa e rápida com trovoadas e rajadas moderadas a fortes”, afirma Reinaldo Kneib, meteorologista do Simepar.

Antes da chegada da chuva, faz muito calor e o vento fica persistente, com intensidade moderada. Na Capital, na sexta-feira, a previsão é de temperaturas entre 17°C a 27°C; em Antonina de 18°C a 31°C; em Prudentópolis de 15°C a 26°C; em Céu Azul de 20°C a 29°C; em Apucarana de 18°C a 28°C; em Wenceslau Braz de 17°C a 28°C; e em Nova Londrina de 21°C a 31°C.  

Leia também: Previsão para o mês de maio indica tempo mais seco e quente no Paraná.

SÁBADO

A chuva continua na madrugada e manhã de sábado com raios e rajadas de vento nos Campos Gerais e Norte do Paraná. “No Leste, Região Metropolitana de Curitiba e Litoral as chuvas se estendem até a tarde com potencial para ocorrência de chuva intensa e raios. Serão aproximadamente 20mm”, ressalta Kneib.

A chuva já refresca as temperaturas no sábado. Em Piraquara a previsão é de 12°C a 21°C; em Morretes de 13°C a 22°C; em Guarapuava de 14°C a 23°C; em Céu Azul de 15°C a 24°C; em Jandaia do Sul de 19°C a 24°C; em Londrina de 18°C a 25°C; e em Nova Londrina de 20°C a 26°C.

DOMINGO

No Dia das Mães o tempo volta a ficar estável, porém com as temperaturas mais baixas. “A aproximação de uma massa de ar frio derruba as temperaturas e deixa o amanhecer frio desde o extremo Oeste até o Litoral. Na RMC e Litoral, ventos úmidos sopram do mar a região e mantêm as nuvens presentes com possibilidade de garoa de forma ocasional e temperaturas amenas à tarde”, explica Kneib.

Há potencial para geada fraca na região de General Carneiro e Palmas no domingo. É a primeira previsão de geada no Paraná desde o início do serviço do Alerta Geadas na segunda-feira (05/05). O serviço é uma parceria entre o Instituto de Desenvolvimento Rural (IDR) e o Simepar e funciona desde 1995.

Em Fazenda Rio Grande no domingo as temperaturas ficam entre 11°C e 17°C; em Morretes de 13°C a 17°C; em Palmas de 7°C a 20°C; Foz do Iguaçu de 13°C a 24°C; em Apucarana de 15°C a 24°C; em Cambará de 17°C a 24°C; e em Umuarama de 16°C a 26°C.

PRÓXIMA SEMANA

Na próxima semana as características de outono voltam a ser comuns em boa parte do Paraná: amanhecer frio, e tardes com temperaturas mais agradáveis. Na região Leste do Paraná, entretanto, as temperaturas ficarão um pouco mais baixas. Em Curitiba, na segunda-feira, a previsão é de temperaturas entre 12°C e 18°C, apenas, subindo gradativamente ao longo dos dias da semana.

Jaqueline Mocellin

Recent Posts

As dramáticas viagens de ‘jardineira’ de antigamente davam medo!

Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...

12 horas ago

Mãe convive apenas sete dias com a filha recém-nascida e morre de câncer

Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…

12 horas ago

Umuaramense revela santuário subaquático com peixes gigantes no Rio Paraná; vídeo

Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…

13 horas ago

Simepar prevê tempestades em Umuarama ainda neste domingo; confira previsão

Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…

14 horas ago

Dor e comoção marcam a morte de jovem atropelado em Umuarama

A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…

16 horas ago

Aos 84 anos, fã passa 15 horas em pé para ver Eduardo Costa no Verão Maior; vídeo dançante

O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…

17 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais