Umuarama

Acusado de matar professora Viviane Brun vai a júri popular em Umuarama nesta sexta-feira

Eberson Merci de Assis será julgado nesta sexta-feira (9) no Tribunal do Júri da Comarca de Umuarama. Ele é acusado de matar a ex-companheira, a professora Viviane Alécio Brun, de 43 anos. Além disso, Eberson é réu por ter atirado na ex-enteada, Taise Brun.

O crime ocorreu no dia 27 de setembro de 2023 na rua São Mateus, na Zona V de Umuarama e chocou a comunidade local.

O julgamento está previsto para começar às 8h30 e será presidido pelo juiz Adriano Cezar Moreira, da 1ª Vara Criminal. A acusação está a cargo do Ministério Público do Paraná (MPPR) e a defesa será feita por Cauê Bouzon Machado Freire Ribeiro, da Defensoria Pública do Estado do Paraná (DPE-PR).

Segundo as investigações da Polícia Civil, Eberson invadiu a residência da vítima durante a madrugada. Ao tentar proteger a mãe, Taise Brun foi baleada no rosto, atingida no maxilar. Apesar da gravidade do ferimento, a jovem sobreviveu após er socorrida pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

Após o ataque, o réu fugiu do local com o carro da vítima, que mais tarde foi encontrado abandonado em uma área rural. A arma utilizada no crime foi localizada na casa de um parente de Eberson e enviada à perícia.

Histórico de violência

De acordo com a Polícia Civil, o acusado já possuía histórico de violência doméstica em relacionamentos anteriores. No momento do crime, o filho da vítima, de apenas seis anos, também estava na casa e foi encontrado em estado de choque. O velório e sepultamento do corpo da professora ocorreram em Tuneiras do Oeste.

Viviane recebeu diversas homenagens após sua morte. Alunos, colegas da educação, o Núcleo Regional de Educação e a APP-Sindicato manifestaram pesar e reconhecimento à trajetória da educadora. Todos destacaram seu compromisso com a formação dos jovens e com a escola pública.

Denúncia

O Ministério Público do Paraná apresentou denúncia contra o acusado de matar a ex-esposa e tentar matar a ex-enteada, além de manter uma arma de fogo de forma ilegal. Ele responderá pelos crimes de homicídio qualificado (feminicídio), tentativa de homicídio qualificado (também feminicídio) e posse irregular de arma de fogo.

A denúncia, protocolada pelo MP, fundamenta-se em diversos dispositivos do Código Penal. Para o assassinato da ex-esposa, foram aplicados os artigos 121, §2º, incisos IV (recurso que dificultou a defesa da vítima) e VI (feminicídio), além do §2º-A, inciso I (violência doméstica), combinados com o artigo 14, inciso II (tentativa).

Já em relação à tentativa de homicídio contra a ex-enteada, o MP acrescentou também o inciso II (motivo torpe) e o §7º, inciso III (crime praticado contra menor de 14 anos).

O acusado também responderá pelo crime de posse irregular de arma de fogo, com base no artigo 12 do Estatuto do Desarmamento (Lei nº 10.826/2003).

O crime ocorreu no dia 27 de setembro de 2023 na rua São Mateus, na Zona V de Umuarama (Foto Danilo Martins/OBemdito)

Rudson de Souza

Recent Posts

Sorteio do Nota Paraná de dezembro oferece prêmio de R$ 1 milhão na próxima segunda

Com 32,3 milhões de bilhetes gerados, mais de 3,3 milhões de consumidores concorrem ao último…

8 horas ago

Saúde faz mutirões e tenta acelerar atendimento em nefrologia em Umuarama

Secretaria orienta pacientes a manter cadastro atualizado e avisar UBS em caso de falta

9 horas ago

Inscrições para Castrapet em Umuarama são prorrogadas até 11 de dezembro

Programa oferece 378 vagas para castração gratuita de cães e gatos

10 horas ago

Apreensão de 710 kg de maconha mobiliza BPFron, Receita Federal e 25º BPM

Motorista fugiu após colidir caminhonete suspeita; carga é avaliada em R$ 1,6 milhão

10 horas ago

Nattan e Menos é Mais acenam para novos públicos nos shows da Expo Umuarama 2026

Escolha reforça a estratégia de diversificar os estilos musicais da Feira

11 horas ago

Sicredi abre feirão com facilidades para compra de veículos em Umuarama

Evento segue até domingo (7) com condições exclusivas, taxas atrativas e ampla oferta de veículos…

11 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais