Umuarama

Geladeiras são transformadas em bibliotecas para incentivar a leitura em Umuarama

Uma iniciativa muito criativa está transformando geladeiras usadas em bibliotecas em Umuarama. A Fundação Cultural está dando continuidade neste ano ao Projeto Geloteca. Em seu segundo ano, a ação acontece com o intuito de incentivar a leitura por meio da reutilização de geladeiras antigas. Os refrigeradores são transformados em pequenas bibliotecas comunitárias.

Com o slogan de “levar cultura onde o povo está”, a Geloteca oferece livros de forma gratuita para todas as idades e gostos. A instalação dos equipamentos aconteceu no dia 30 de abril. A Fundação Cultutal escolheu três locais estratégicos: o Complexo Social – Unidade Umuarama, a Associação Vida e Solidariedade (no Parque Industrial) e a Vila Rural de Serra dos Dourados.

Segundo o professor Alessandro Salgado, da Fundação Cultural de Umuarama, os livros que abastecem as geladeiras são doações da Biblioteca Municipal Rocha Pombo. Acima de tudo, o funcionamento é simples e democrático. “Qualquer pessoa pode pegar um livro, ler, devolver, bem como, ficar com ele. Doações da comunidade também são bem-vindas e o acervo vai ser reposto mensalmente”, explicou.

Leia também: Escritor umuaramense Augusto Silva Leber comemora sua décima obra publicada.

Transformação de geladeiras em bibliotecas promove a sustentabilidade

O projeto tem como objetivo democratizar o acesso à leitura. Além disso, a inicitiva promove a sustentabilidade ao dar uma nova função, de biblioteca, a geladeiras sem serventia. “É uma forma de unir cultura, inclusão e responsabilidade ambiental”, destacou o secretário municipal de Cultural, Rodrigo Pereira.

“A Geloteca é mais do que um ponto de troca de livros: é um convite à imaginação, ao conhecimento e à formação de uma comunidade leitora mais ativa e participativa”, completou o secretário.

Objetivo do projeto Geloteca

– Promoção da leitura – Estimular o hábito da leitura, primordialmente em comunidades com pouco acesso às bibliotecas;

– Acesso gratuito ao conhecimento – Disponibilizar livros de diferentes gêneros e para todas as idades sem custos; e

– Sustentabilidade – Reutilizar geladeiras prontas para o descarte, transformando-as em espaços culturais, tais como bibliotecas.

(Informações: Assessoria PMU)

Jaqueline Mocellin

Olá, eu sou Jaqueline Mocellin e trabalho no site OBemdito desde dezembro de 2016. Atuo como jornalista e editora. Sou formada em jornalismo pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), pós-graduada em Comunicação, Educação e Artes pela Unipar/Cascavel e atualmente curso Direito na UniAlfa Faculdade. Estou sempre em busca da emoção que o jornalismo pode proporcionar. Sou apaixonada pela minha profissão, levo muito a sério a ética de trabalho e a correta apuração dos fatos.

Recent Posts

Imagens de drone mostram ‘Dog Dog’ tentando fugir da PCPR pelo telhado de residência

Imagens do drone da Polícia Civil do Paraná (PCPR) mostram ‘Dog Dog’ tentando fugir pelo…

29 minutos ago

Estudantes de Medicina da Unipar participam de ação pelo Dia da População em Situação de Rua

Os alunos do curso de Medicina da Universidade Paranaense (Unipar) participaram, nesta quarta-feira (19), de…

43 minutos ago

Seminovo virou escolha racional e não mais segunda opção: como o mercado automotivo brasileiro mudou nos últimos três anos

O mercado de seminovos em BH e no restante do Brasil vive o maior ciclo de vendas…

1 hora ago

Inovação & Negócios: Palestrante promete compartilhar segredos para encantar clientes

Alexandre Slivnik estará em Umuarama no dia 24 de setembro para a 5ª edição do…

1 hora ago

Mulher de 38 anos que fingia ser menina de 12 anos e fez vítimas no PR é condenada por estelionato

Amanda Maria Souza de Oliveira, de 38 anos, foi condenada por estelionato e falsa identidade

2 horas ago

Nando Reis apresenta show “Voz e Violão” em Umuarama com participação de Sebastião Reis

Nando Reis é um dos principais nomes da música popular brasileira e suas composições ultrapassam…

2 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais