Brasil

Colgate tem creme dental interditado novamente pela Anvisa

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) voltou a interditar cautelarmente o creme dental Colgate Total Clean Mint, nesta quarta-feira (30). A decisão retoma a medida que suspendeu a venda e consumo do produto no dia 27 de março. A agência recebeu diversos relatos de reações adversas por parte dos consumidores, como inchaço nos lábios, lesões bucais e sensação de ardência.

Na ocasião, a Anvisa esclareceu que não determinou o recolhimento do creme dental, mas sim que os pontos de venda não devem disponibilizá-lo. A suspensão segue válida em caráter preventivo, enquanto a investigação sobre os efeitos do produto continua em andamento.

Recurso da empresa foi retirado

A Colgate apresentou um recurso pedindo a anulação da interdição e como resultado, a medida foi temporariamente suspensa. No entanto, segundo informou a Anvisa, a própria fabricante solicitou a retirada do recurso, o que resultou na retomada da interdição cautelar.

De acordo com nota enviada à imprensa, a Colgate afirmou que a decisão de retirar o recurso está alinhada à colaboração contínua com a agência reguladora e ao avanço das investigações técnicas. “A decisão da Colgate é incentivada pela colaboração contínua com a Anvisa e pelo avanço das investigações técnicas junto à agência. A empresa acredita numa resolução oportuna do tema”, declarou a companhia.

Alerta da Anvisa e orientações ao público

Logo após, a Anvisa publicou um alerta sobre a possibilidade de reações indesejáveis ao uso do creme dental. Os relatos recebidos indicam que a presença da substância fluoreto de estanho — um composto com propriedades antimicrobianas e anticárie — pode estar associada a reações adversas em alguns usuários.

Entre os sintomas relatados por consumidores estão:

  • Lesões bucais
  • Sensações dolorosas
  • Sensação de queimação ou ardência
  • Inflamação gengival
  • Edema (inchaço) labial

A agência recomenda que os consumidores fiquem atentos a qualquer sinal de irritação e interrompam o uso do produto caso notem reações incomuns. Além disso, se o desconforto persistir, procure um profissional de saúde. Já os profissionais da área devem monitorar seus pacientes quanto a alterações bucais, orientar sobre possíveis reações adversas e sugerir alternativas de higiene bucal a indivíduos sensíveis ao fluoreto de estanho.

A Anvisa também destaca que os fabricantes devem garantir que as embalagens dos produtos tragam informações claras sobre possíveis reações adversas, assim como instruções de uso adequadas.

Notificações e sistema de registro

A agência reforçou ainda a importância de registrar problemas relacionados ao uso de produtos no sistema e-Notivisa, uma plataforma oficial voltada ao recebimento de notificações sobre eventos adversos. O sistema, no entanto, não atende queixas de natureza econômica, como devoluções de produtos ou cobranças indevidas, nem recebe denúncias sobre empresas irregulares.

Resposta da Colgate Brasil

Conforme comunicado anterior, divulgado nas redes sociais em março, a Colgate Brasil disse que tem como propósito oferecer uma excelente saúde bucal à população, e reafirmou o compromisso com a qualidade e a segurança de seus produtos.

“Entendemos e reconhecemos que esses casos podem ser um desconforto e nos colocamos à disposição para tratar cada um deles por meio do www.colgatepalmolive.com.br/contact-us“, declarou a marca.

A linha Colgate Total Clean Mint foi lançada como substituta da antiga linha Colgate Total 12. Apesar da interdição, a empresa afirma que o produto segue os rígidos padrões das agências regulatórias, assim como mantém sua confiança na segurança do creme dental.

Leia também: Educadora fica com a boca gigante após usar pasta de dente da Colgate, alvo da Anvisa

(OBemdito com informações Agência Brasil)

Stephanie Gertler

Fotógrafa há mais de 16 anos, graduada em Jornalismo pela Universidade Tuiuti do Paraná, em Curitiba. Atualmente, atua como jornalista no OBemdito.

Recent Posts

Ginástica Rítmica da Unipar faz apresentação gratuita de espetáculo no dia 13

Evento gratuito marca o encerramento das atividades de 2025 e reúne cerca de 105 crianças…

9 horas ago

Solenidade oficializa Dom Frei Pedro Cesário Palma como bispo diocesano de Jardim

O religioso, que atuava em Umuarama, assumiu oficialmente a missão de bispo diocesano

10 horas ago

Apesar de apelo nacional, paralisação de caminhoneiros em Umuarama é incerta

Chamado impulsionado por vídeos divide a categoria, que teme uso político do movimento

10 horas ago

Programação de Natal movimenta Cruzeiro do Oeste com espetáculos e passeio do Papai Noel

Cidade recebe atrações culturais, espetáculo teatral e passeio do Bom Velhinho pelo comércio

10 horas ago

Ação entrega óculos gratuitamente para alunos da rede municipal de Umuarama

O projeto atendeu mais de 6.500 alunos e garantiu a entrega dos óculos para os…

10 horas ago

Medo de ataque escolar leva mãe a entregar armas em igreja no Paraná

PM apreendeu facas, machadinha, socos-ingleses e máscaras após denúncia

11 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais