Brasil

Câmara aprova cassação de Chiquinho Brazão, um dos réus no caso Marielle Franco

A Mesa Diretora da Câmara dos Deputados declarou nesta quinta-feira (24) a perda do mandato do deputado federal Chiquinho Brazão (sem partido-RJ), um dos réus acusados de envolvimento como mandante no assassinato da vereadora Marielle Franco (PSOL) e do motorista Anderson Gomes, ocorrido em 2018, no Rio de Janeiro.

A decisão foi publicada no Diário Oficial da Câmara e tem como base o artigo da Constituição que determina a cassação do mandato do parlamentar que faltar a mais de um terço das sessões ordinárias em cada sessão legislativa sem justificativa aceita pela Casa.

Prisão e liberação

Chiquinho Brazão foi preso em março de 2024 em decorrência das investigações do assassinato de Marielle. No entanto, deixou a prisão no início deste mês após decisão do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), que concedeu prisão domiciliar ao deputado.

Moraes considerou um laudo médico apresentado pelo presídio de Campo Grande, onde Brazão estava detido. De acordo com o relatório, o deputado apresenta uma “delicada condição de saúde” e tem “alta possibilidade de sofrer mal súbito com risco elevado de morte”.

Acusações e outros réus

Além de Chiquinho Brazão, seu irmão Domingos Brazão, conselheiro do Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro (TCE-RJ), e o ex-chefe da Polícia Civil do Rio, Rivaldo Barbosa, também são réus no caso. Todos estão presos em presídios federais.

As investigações da Polícia Federal indicam que o assassinato de Marielle Franco foi motivado pela atuação política da vereadora, que contrariava os interesses de um grupo comandado pelos irmãos Brazão. Esse grupo, segundo a PF, estaria envolvido com disputas fundiárias em áreas controladas por milícias no Rio de Janeiro.

Defesa mantém silêncio

O advogado de Chiquinho Brazão, Cleber Lopes, afirmou que não irá se manifestar sobre a decisão da Câmara dos Deputados.

(OBemdito com informações Agência Brasil)

Stephanie Gertler

Fotógrafa há mais de 16 anos, graduada em Jornalismo pela Universidade Tuiuti do Paraná, em Curitiba. Atualmente, atua como jornalista no OBemdito.

Recent Posts

Umuarama: Trecho em pavimentação na Estrada Iara já recebe capa asfáltica

A execução acontece através de mão de obra e equipamentos da Prefeitura, além de recursos…

2 horas ago

PM prende duas pessoas com cigarros contrabandeados em Umuarama

A carga de cigarros contrabandeados totalizou 9 caixas e foi entregue na Polícia Federal de…

3 horas ago

Noite de autógrafos celebra criação de livro coletivo na Escola Municipal Evangélica

Evento marcou o encerramento do projeto “Todo Dia é Dia de Leitura”, que incentiva leitura…

4 horas ago

SRU confirma Henrique e Juliano na grade de shows da Expo Umuarama 2026

A dupla subirá ao palco no sábado, 14 de março, data tradicionalmente reservada a apresentações de…

4 horas ago

Paraná começa a vacinar gestantes contra bronquiolite após distribuição de imunizante

Primeiro lote, com 37.120 doses, foi distribuído às 22 Regionais de Saúde

4 horas ago

Formatura do Proerd mobiliza comunidade escolar em Tuneiras do Oeste

Evento reúne escolas, famílias e Polícia Militar em celebração de cidadania e prevenção às drogas

5 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais