Umuarama

Prefeitura de Umuarama reabre cadastro para castração gratuita de pets

A Prefeitura de Umuarama anunciou a reabertura do cadastro para castração gratuita de cães e gatos. A nova etapa do projeto Melhor Amigo começa em 5 de maio. A iniciativa é voltada a tutores inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico).

O atendimento será presencial, no balcão da Secretaria de Meio Ambiente, Saúde, Proteção e Bem-Estar Animal. O local fica no segundo piso do Paço Municipal. O horário para cadastro é das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30.

Para realizar a inscrição, o tutor precisa apresentar cópias de RG, CPF, comprovante de residência e a folha resumo atualizada do CadÚnico. O documento pode ser obtido nos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS). Também é exigida uma foto do animal a ser castrado. O programa atende cães e gatos de ambos os sexos, com idade mínima de sete meses.

As vagas para a castração gratuita de pets são limitadas e as senhas serão distribuídas por ordem de chegada. “As inscrições encerram assim que atingirmos a capacidade prevista”, informou José Guilherme de Oliveira Junior, coordenador do projeto.

Após a liberação das cirurgias, a equipe realizará visitas domiciliares. O objetivo é verificar a veracidade dos dados fornecidos. Inscrições com informações falsas serão canceladas. As cirurgias devem ocorrer ao longo do mês de maio.

A esterilização será feita na clínica veterinária da Sociedade de Amparo aos Animais de Umuarama (Saau). A cirurgia é gratuita, mas o tutor deverá pagar por um exame de sangue. O teste é obrigatório para garantir a saúde do pet antes da operação.

O projeto Melhor Amigo integra as políticas públicas de bem-estar animal da cidade. A castração gratuita de pets busca controlar a população de animais de rua e evitar abandonos.

(OBemdito com informações Assessoria)

Rodrigo Mello

Formado em Jornalismo pelo Centro Universitário de Pato Branco (Unidep), tem especialização em Docência e Gestão do Ensino Superior pela Universidade Paranaense (Unipar). Com 23 anos de experiência, trabalhou em portais de notícia, assessoria de imprensa, TV e rádio. Foi assessor parlamentar na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) e secretário municipal de Comunicação entre os anos de 2010 e 2013. Atualmente, é jornalista no portal OBemdito, onde escreve sobre política, educação, saúde, cidadania e segurança pública.

Recent Posts

Reduz número de jovens no Paraná que não trabalham ou estudam, aponta IBGE

O dado, compilado pelo Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes), consta na Síntese…

18 minutos ago

Morador tem padrão de energia furtado nesta madrugada, em Goioerê

Vítima procurou a Polícia Militar após perceber furto em obra no Jardim Bela Vista

38 minutos ago

Letícia Ferreira da Silva toma posse como desembargadora no TJPR em sessão solene

Letícia Ferreira da Silva assume vaga pelo quinto constitucional da OAB-PR em cerimônia transmitida pelo…

1 hora ago

Munição é encontrada na Avenida Paraná em Maria Helena

Polícia Militar recolhe cartucho calibre .38 encontrado por morador na tarde de quarta-feira (3)

1 hora ago

Jovens são presos por desobediência e tráfico de drogas no Dom Pedro II

Situação ocorreu após denúncia anônima de venda de substâncias próximo a uma creche e a…

2 horas ago

Ginástica Rítmica da Unipar faz apresentação gratuita de espetáculo no dia 13

Evento gratuito marca o encerramento das atividades de 2025 e reúne cerca de 105 crianças…

13 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais