Foto: Vatican News
O Vaticano divulgou nesta quinta-feira (24) a imagem do túmulo onde será enterrado o papa Francisco, na Basílica de Santa Maria Maior, em Roma. O túmulo, feito em mármore originário da Ligúria, região no noroeste da Itália, é uma homenagem à terra dos avós do pontífice, conforme ele próprio expressou em vida.
“A tumba foi feita em mármore de origem ligure com a única inscrição ‘FRANCISCUS’ e a reprodução de sua cruz peitoral. A tumba foi preparada no nicho da nave lateral entre a Capela Paulina (Capela da Salus Populi Romani) e a Capela Sforza da Basílica de Santa Maria Maior. A tumba está situada perto do Altar de São Francisco”, detalhou a Santa Sé em comunicado à imprensa.
O cardeal Rolandas Makrickas, responsável pela administração da basílica, já havia adiantado em entrevista que a escolha da pedra foi feita pessoalmente por Francisco, como forma de relembrar suas raízes familiares.
Leia também: Embalsamamento moderno: entenda procedimento usado no corpo do Papa Francisco
Desde a abertura da capela-ardente na quarta-feira (23) de manhã, milhares de pessoas têm comparecido à Basílica de São Pedro, no Vaticano, para prestar suas últimas homenagens ao primeiro papa latino-americano da história. Até as 11h GMT (8h no horário de Brasília) desta quinta, cerca de 61 mil fiéis já haviam passado pelo local, segundo o serviço de imprensa do Vaticano.
O fluxo de visitantes tem sido tão intenso que, no primeiro dia de cerimônia, o encerramento da visitação precisou ser adiado. A basílica, que deveria fechar mais cedo, só foi esvaziada por volta das 20h50 (horário de Brasília), quase duas horas além do previsto.
Nesta quinta, a Basílica de São Pedro foi reaberta para o público às 2h da madrugada no horário de Brasília (7h em Roma), e longas filas continuam se formando ao redor do Vaticano. A capela-ardente permanecerá aberta até a noite de sexta-feira (25), permitindo que mais fiéis se despeçam do papa.
O sepultamento do papa Francisco está marcado para a manhã de sábado (26), às 5h no horário de Brasília. A cerimônia contará com a presença de centenas de autoridades, incluindo líderes de governo e chefes de Estado de diversos países, num adeus solene ao pontífice que marcou seu papado pela simplicidade, proximidade com os pobres e defesa de causas sociais.
Já a partir de domingo (27), o túmulo ficará aberto para visitação permanente, permitindo que os fiéis visitem o local em que Francisco será sepultado, próximo ao Altar de São Francisco, na Basílica de Santa Maria Maior — igreja que o papa visitava com frequência e pela qual tinha grande devoção.
Quem quiser acompanhar a cerimônia pode assistir ao vivo pelo YouTube do Vatican News.
Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...
Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…
Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…
Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…
A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…
O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…
Este site utiliza cookies
Saiba mais