Saúde

Educação em Saúde inicia nova temporada nos CMEIs e escolas municipais de Umuarama

A equipe de Educação em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde iniciou nesta semana uma nova temporada de apresentações educativas nas escolas da rede municipal de ensino, em conjunto com a Secretaria Municipal de Educação. Ao longo do ano, a equipe – formada por agentes de combate a endemias treinadas para educar as crianças por meio de apresentações artísticas e brincadeiras – abordará dois temas diferentes em 30 unidades de ensino: dengue e vacinação.

A primeira fase da temporada é sobre a dengue. Nesta semana foi visitada a Escola Municipal Paulo Freire (dias 14 e 15); Evangélica e Vinícius de Moraes foram adiadas em razão das chuvas. Na próxima semana entram na lista as escolas Ouro Branco (22) e Manuel Bandeira (23), e na semana seguinte Malba Tahan (28), Padre José de Anchieta (29) e Cândido Portinari (30).

Até 4 de junho a equipe percorrerá 23 escolas municipais e até o final do mês visitará mais sete centros municipais de educação infantil – os chamados CMEIs. A duração das apresentações varia de 30 a 40 minutos, a partir das 8h30 pela manhã ou às 14h, no período da tarde.

“São momentos de descontração e alegria para as crianças, em que elas aprendem cuidados para combater o mosquito da dengue. Naturalmente, elas levam esse conhecimento para casa e passam a ‘fiscalizar’ as atitudes dos pais, ajudando de forma importante no enfrentamento da dengue em nosso município”, disse a coordenadora do Serviço de Vigilância em Ambiental, Regiani Souza.

A equipe é composta pelas agentes Ana Paula da Silva Paixão e Francielle Cristina do Nascimento Paulino e o público-alvo são alunos do 4º e 5º ano do ensino fundamental. Nesta temporada, as apresentações também contemplam alunos do maternal e infantil 4 e 5 nos CMEIs.

Para prender a atenção das crianças as agentes trabalham com fantoches confeccionados por elas mesmas, além de música e uma narração com vozes engraçadas. Os personagens escolhidos para o novo episódio são o Pica-Pau, o Zeca Urubu, a menina e o mosquito Aedes aegypti. “No final temos uma participação especial do nosso Super Agente interagindo com as crianças”, lembra Ana Paula.

Redação

Recent Posts

Dor e comoção marcam a morte de jovem atropelado em Umuarama

A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…

2 horas ago

Aos 84 anos, fã passa 15 horas em pé para ver Eduardo Costa no Verão Maior; vídeo dançante

O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…

2 horas ago

Da banca para a mesa: hortaliças prontas para consumo viram tendência

Feirantes apostam na onda dos alimentos higienizados e picados, que conquista cada vez mais adeptos

4 horas ago

Helicóptero Arcanjo 01 usa incubadora neonatal pela primeira vez e salva bebê

A equipe que opera o helicóptero Arcanjo 01, em atuação no Verão Maior Paraná, utilizou…

4 horas ago

Pedestre de 21 anos morre após atropelamento na avenida Tiradentes, em Umuarama

Um homem de 21 anos morreu após ser atropelado na madrugada deste domingo (18) na…

5 horas ago

Homem fica gravemente ferido após ataque com facão em Pérola

Um homem de 37 anos ficou gravemente ferido após ser atacado com um facão na…

6 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais