A equipe de Educação em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde iniciou nesta semana uma nova temporada de apresentações educativas nas escolas da rede municipal de ensino, em conjunto com a Secretaria Municipal de Educação. Ao longo do ano, a equipe – formada por agentes de combate a endemias treinadas para educar as crianças por meio de apresentações artísticas e brincadeiras – abordará dois temas diferentes em 30 unidades de ensino: dengue e vacinação.
A primeira fase da temporada é sobre a dengue. Nesta semana foi visitada a Escola Municipal Paulo Freire (dias 14 e 15); Evangélica e Vinícius de Moraes foram adiadas em razão das chuvas. Na próxima semana entram na lista as escolas Ouro Branco (22) e Manuel Bandeira (23), e na semana seguinte Malba Tahan (28), Padre José de Anchieta (29) e Cândido Portinari (30).
Até 4 de junho a equipe percorrerá 23 escolas municipais e até o final do mês visitará mais sete centros municipais de educação infantil – os chamados CMEIs. A duração das apresentações varia de 30 a 40 minutos, a partir das 8h30 pela manhã ou às 14h, no período da tarde.
“São momentos de descontração e alegria para as crianças, em que elas aprendem cuidados para combater o mosquito da dengue. Naturalmente, elas levam esse conhecimento para casa e passam a ‘fiscalizar’ as atitudes dos pais, ajudando de forma importante no enfrentamento da dengue em nosso município”, disse a coordenadora do Serviço de Vigilância em Ambiental, Regiani Souza.
A equipe é composta pelas agentes Ana Paula da Silva Paixão e Francielle Cristina do Nascimento Paulino e o público-alvo são alunos do 4º e 5º ano do ensino fundamental. Nesta temporada, as apresentações também contemplam alunos do maternal e infantil 4 e 5 nos CMEIs.
Para prender a atenção das crianças as agentes trabalham com fantoches confeccionados por elas mesmas, além de música e uma narração com vozes engraçadas. Os personagens escolhidos para o novo episódio são o Pica-Pau, o Zeca Urubu, a menina e o mosquito Aedes aegypti. “No final temos uma participação especial do nosso Super Agente interagindo com as crianças”, lembra Ana Paula.
A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…
O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…
Feirantes apostam na onda dos alimentos higienizados e picados, que conquista cada vez mais adeptos
A equipe que opera o helicóptero Arcanjo 01, em atuação no Verão Maior Paraná, utilizou…
Um homem de 21 anos morreu após ser atropelado na madrugada deste domingo (18) na…
Um homem de 37 anos ficou gravemente ferido após ser atacado com um facão na…
Este site utiliza cookies
Saiba mais