Umuarama

UniAlfa mantém excelência e se consolida como a 4ª Melhor Instituição Privada do Paraná

A UniAlfa Faculdade de Umuarama alcançou novamente o conceito IGC 4, resultado mantido pelo quinto ano consecutivo. Por consequência, a UniAlfa se consolidou como a 4ª melhor instituição de ensino superior privada do Paraná. Além disso, é a primeira colocada na cidade de Umuarama. Este feito coloca a instituição no seleto grupo das 100 melhores faculdades do Brasil, à frente de instituições tradicionais e centenárias.

O Ministério da Educação (MEC) divulgou os resultados do Índice Geral de Cursos (IGC) no dia 11 de abril. O IGC é um dos principais indicadores de qualidade do ensino superior no Brasil. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) é responsável pela avaliação.

Primeiramente a IGC avalia o desempenho das instituições com base em critérios como os resultados dos alunos no Enade e a qualificação do corpo docente. A avaliação também engloba a estrutura dos projetos pedagógicos e a continuidade dos cursos de graduação e pós-graduação.

Em uma escala que vai de 1 a 5, o índice também considera a performance global da instituição frente a milhares de outras no país. Em 2023, a avaliação envolveu mais de 2 mil instituições públicas e privadas.

UniAlfa celebra 17 anos

Em 2025, a UniAlfa celebra 17 anos de seu credenciamento como Instituição de Ensino Superior. A faculdade tem um projeto educacional pautado na formação prática e voltado ao desenvolvimento de competências alinhadas às exigências do mercado de trabalho.

Atualmente a instituição é referência regional, estadual e nacional. O reconhecimento é resultado de um compromisso constante com a qualidade, a inovação e a transformação da realidade por meio da educação.

O excelente desempenho reflete o envolvimento ativo de toda a comunidade acadêmica: professores, estudantes, gestores e colaboradores. Bem como, dos projetos aplicados diretamente na comunidade local, que reforçam o papel social da educação.

O Diretor Acadêmico da UniAlfa, professor Roberto Catarin, disse que o reconhecimento do MEC simboliza mais do que um número. “Esse é um resultado que precisa ser compartilhado com cada colaborador, docente e acadêmico. Reconhecer esse empenho e valorizar nosso projeto é também valorizar a importância desse índice para toda a nossa região.”

O IGC 4 é mais do que uma conquista institucional. O índice é reflexo do impacto positivo que a UniAlfa gera em Umuarama e em todo o Paraná, formando profissionais preparados para os desafios do mundo atual.

Os interessados podem conferir as novidades da UniAlfa no Instagram (clique aqui) ou no site (clique aqui).

Jaqueline Mocellin

Recent Posts

As dramáticas viagens de ‘jardineira’ de antigamente davam medo!

Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...

9 horas ago

Mãe convive apenas sete dias com a filha recém-nascida e morre de câncer

Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…

10 horas ago

Umuaramense revela santuário subaquático com peixes gigantes no Rio Paraná; vídeo

Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…

10 horas ago

Simepar prevê tempestades em Umuarama ainda neste domingo; confira previsão

Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…

12 horas ago

Dor e comoção marcam a morte de jovem atropelado em Umuarama

A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…

14 horas ago

Aos 84 anos, fã passa 15 horas em pé para ver Eduardo Costa no Verão Maior; vídeo dançante

O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…

15 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais