Foto: Arquivo/OBemdito
O Colégio Estadual Bento Mossurunga, em Umuarama, foi destaque entre 20 instituições públicas do Paraná ao participar do programa Escola Solar. A iniciativa, promovida pelo Governo do Estado, concluiu a instalação de usinas fotovoltaicas em escolas de cidades como Foz do Iguaçu, Londrina, Maringá e Cascavel.
A implantação das placas solares no colégio de Umuarama resultou em economia significativa. Segundo o Paranaeducação (Preduc), responsável pela supervisão técnica do projeto, a redução nos gastos com energia elétrica chegou a R$ 430 mil em um ano. O investimento inicial de R$ 3,5 milhões deve ser compensado em pouco tempo, graças à redução de despesas.
Além do benefício financeiro, a ação promove conscientização ambiental. Em Umuarama, professores e alunos passaram a adotar práticas de uso racional da energia também em casa. O diretor da unidade, Anderson José Pereira, destaca o impacto do projeto no cotidiano escolar. “A mudança foi além da estrutura física. Criou uma cultura de sustentabilidade”, afirmou.
Outro avanço relevante foi a criação de um novo curso técnico em Sistemas de Energia Renovável, com duração de três anos. O curso se soma às opções já oferecidas pela instituição, como Administração e Eletromecânica. “É uma porta aberta para o mercado de trabalho e para o futuro sustentável dos nossos alunos”, disse Pereira.
As escolas selecionadas passaram por análise técnica detalhada. Foram priorizadas unidades com maior incidência solar e infraestrutura adequada para receber o sistema. A iniciativa faz parte do Programa de Eficiência Energética da Secretaria da Educação (Seed).
Segundo o secretário Roni Miranda, a ação representa uma vitória para o meio ambiente e para a educação. “Ganhamos em economia, consciência e formação cidadã”, afirmou. A proposta também integrou conteúdos pedagógicos às novas tecnologias, como no Colégio 1º Centenário, em Campo Largo, onde as aulas de Física ganharam uma nova dimensão.
Com o Escola Solar, o Paraná fortalece seu compromisso com a inovação e a sustentabilidade. Em Umuarama, esse futuro já começou.
(OBemdito com informações AEN)
A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…
O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…
Feirantes apostam na onda dos alimentos higienizados e picados, que conquista cada vez mais adeptos
A equipe que opera o helicóptero Arcanjo 01, em atuação no Verão Maior Paraná, utilizou…
Um homem de 21 anos morreu após ser atropelado na madrugada deste domingo (18) na…
Um homem de 37 anos ficou gravemente ferido após ser atacado com um facão na…
Este site utiliza cookies
Saiba mais