Umuarama

Com apoio da Copel, hospital de Umuarama instala painéis solares e substitui aparelhos

Com apoio da Copel, o hospital Nossa Senhora Aparecida, de Umuarama, está realizando intervenções para ter mais eficiência energética. A instituição substituiu 70 aparelhos de ar-condicionado por modelos mais eficientes e instalou 364 painéis solares. A potência geradora total é superior a 150 kW.

O Instituto Nossa Senhora Aparecida é um hospital filantrópico de referência para mais de 20 municípios do Noroeste do Paraná. A unidade passou por melhorias para reduzir o consumo de energia elétrica e aumentar a sustentabilidade de suas operações. O hospital tem mais de 50 anos de atuação e reconhecido pelo atendimento humanizado.

“Temos sete salas cirúrgicas e 123 leitos, incluindo os da unidade de tratamento intensivo. Os novos aparelhos de ar-condicionado deram maior bem-estar aos pacientes, com uma boa climatização, e as placas solares trouxeram economia financeira e sustentabilidade, por meio da geração de energia limpa”, destaca Letícia Rebello, diretora-assistente de Saúde do hospital.

Ela aponta que os recursos economizados já têm destino certo: reformas, ampliações e aquisição de itens para o atendimento ao público.

As intervenções foram custeadas pelo Programa de Eficiência Energética (PEE) da Copel. que realizou uma chamada pública exclusiva para hospitais com essas características de atendimento à população, no valor de R$ 35,2 milhões.

Investimentos para redução de custos operacionais

Regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), o programa está garantindo financiamento a fundo perdido para 41 hospitais paranaenses. Desses, 37 propuseram instalar usinas para geração de energia elétrica, reduzindo significativamente seus custos operacionais.

“Nossa ideia foi dar um vetor de melhoria para os hospitais, elaborando um programa voltado a um dos principais custos que estas instituições têm. Primeiramente buscamos eficiência no consumo da energia e também a possibilidade da geração própria”, explica Julio Omori, diretor comercial da Copel.

A geração própria de energia solar e a modernização dos equipamentos de climatização contribuem diretamente para a redução da conta de luz da instituição. Além disso, permite que mais recursos sejam direcionados para o atendimento médico prestado pela unidade de Umuarama. Envolvendo a clínica geral e as especialidades de tratamento hemodinâmico e cirurgia cardíaca, além de cirurgias bariátricas.

Projeto da Copel é tema de vídeos

O projeto executado pelo Instituto Nossa Senhora Aparecida é tema do terceiro vídeo, de uma série que a Copel divulga ao longo desta semana sobre o trabalho realizados pelos hospitais, com o apoio da companhia. Os primeiros vídeos da série destacaram instituições de saúde em Pato Branco e Ponta Grossa.

(Informações: AEN)

Jaqueline Mocellin

Olá, eu sou Jaqueline Mocellin e trabalho no site OBemdito desde dezembro de 2016. Atuo como jornalista e editora. Sou formada em jornalismo pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), pós-graduada em Comunicação, Educação e Artes pela Unipar/Cascavel e atualmente curso Direito na UniAlfa Faculdade. Estou sempre em busca da emoção que o jornalismo pode proporcionar. Sou apaixonada pela minha profissão, levo muito a sério a ética de trabalho e a correta apuração dos fatos.

Recent Posts

Cinco vereadores de Curitiba deixam Câmara após vitória como deputados nas urnas

Cinco vereadores foram eleitos deputados neste domingo (4) e deixarão o Legislativo da capital; três…

28 minutos ago

Veja os 54 deputados estaduais eleitos no Paraná; Umuarama fica com dois suplentes

Alep terá renovação de 42,59% a partir de 2027; nenhum candidato de Umuarama conquistou cadeira,…

57 minutos ago

Veja quem são os 30 deputados federais eleitos para representar o Paraná, em Brasília

O Paraná definiu neste domingo (4) os 30 deputados federais que representarão o Estado na…

1 hora ago

Anvisa aprova novo medicamento para tratar doença rara de Fabry

Elfabrio é destinado a adultos e atua substituindo uma enzima cuja deficiência pode provocar problemas…

2 horas ago

Nem Requião pai nem Beto Richa: ex-governadores fracassam na tentativa de voltar a Brasília

Dois ex-governadores do Paraná que tentavam cadeiras no Congresso, em Brasília, saíram frustrados nas eleições…

2 horas ago

Passageira de moto morre após acidente na PR-444; carro foge do local

Uma mulher morreu após um acidente envolvendo uma motocicleta e um carro na manhã de…

2 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais