Umuarama

Com afeto e leveza, cão terapeuta Mito transforma rotina no Hospital Cemil

O Hospital Cemil, em Umuarama, recebeu nesta segunda-feira (7) uma visita especial. O cão terapeuta Mito percorreu alas e corredores levando afeto e bem-estar. A ação integra o projeto Cão Aumigo MDA, criado por Marcos Roberto Severo Silva. Ele é responsável pelo Canil MDA Refúgio Campeiro, onde Mito vive e é treinado.

O pet terapeuta pertence à raça Buldogue-campeiro. Com apenas um ano de idade, Mito já atua como cão de apoio emocional. Durante a visita, pacientes, acompanhantes e colaboradores se emocionaram. Muitos se aproximaram para interagir, sorrir e acariciar o animal.

A presença do cachorro terapeuta trouxe leveza à rotina hospitalar. Segundo a assistente social Meire Médici, o ambiente se transforma com a visita. “Fica mais leve, mais humano. As pessoas se abrem mais, sorriem. É um momento único, que impacta todos ao redor”, disse Meire.

Antes de cada ação, Mito passa por rigorosos cuidados de saúde. Recebe avaliação veterinária, banho e alimentação balanceada.

Segundo Marcos, todos os cães do projeto são socializados desde filhotes. Só os mais dóceis seguem nas visitas terapêuticas. “A gente treina em ambientes que simulam hospitais. O Mito é calmo, sensível e afetuoso. É um verdadeiro companheiro”, afirma o tutor.

O superintendente do hospital, Dr. João Jorge Hellú, elogiou a iniciativa. “Cuidar também é acolher. A visita do Mito mostra nosso compromisso com a saúde emocional de todos”, disse.

Benefícios da terapia com cão terapeuta

Estudos mostram que a presença de cães em hospitais ajuda no tratamento. Reduz ansiedade, estresse e sensação de isolamento. Também melhora o humor, estabiliza a pressão arterial e os batimentos cardíacos.

A terapia com animais promove mais acolhimento, empatia e vínculos. Valores que fazem parte da missão do Hospital Cemil. O projeto Cão Aumigo reforça esse propósito com amor, carinho e compromisso.

Foto: Assessoria Cemil

(OBemdito com informações Assessoria Cemil)

Rodrigo Mello

Formado em Jornalismo pelo Centro Universitário de Pato Branco (Unidep), tem especialização em Docência e Gestão do Ensino Superior pela Universidade Paranaense (Unipar). Com 23 anos de experiência, trabalhou em portais de notícia, assessoria de imprensa, TV e rádio. Foi assessor parlamentar na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) e secretário municipal de Comunicação entre os anos de 2010 e 2013. Atualmente, é jornalista no portal OBemdito, onde escreve sobre política, educação, saúde, cidadania e segurança pública.

Recent Posts

Eleições 2026: MPT-PR registra 75 denúncias de assédio eleitoral no Paraná

Encerrado o primeiro turno das eleições, o Ministério Público do Trabalho no Paraná (MPT-PR) registrou…

19 minutos ago

Prêmio ‘Boas Práticas Educacionais’ tem 49 trabalhos da rede municipal inscritos

A primeira edição do Prêmio Municipal de Reconhecimento de Boas Práticas Educacionais de Umuarama encerrou…

53 minutos ago

Argentina fecha 31,3 mil empresas sob Milei e perde 245,6 mil empregos formais

A Argentina fechou 31.342 empresas durante o governo de Javier Milei, segundo levantamento do centro…

1 hora ago

Umuarama: Agenda cultural tem estreia do espetáculo teatral ‘Meia Noite’ nesta quarta-feira

Umuarama terá nesta quarta-feira (7), em sua agenda cultural, a estreia do espetáculo teatral ‘Meia…

2 horas ago

Engavetamento com seis veículos deixa homem com traumatismo craniano e interdita BR-369

Colisão envolveu uma carreta, um caminhão e quatro veículos entre Apucarana e Arapongas; homem de…

2 horas ago

Sites e aplicativos de Bets começam a sair do ar no Brasil nesta terça-feira

Prazo para saque voluntário terminou na segunda-feira (5), mas apostadores que ainda têm dinheiro nas…

3 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais